As equipes dos Projetos Temáticos “Experiência arquigrafia 4.0” e “Acervos digitais e pesquisa: arte, arquitetura, design e tecnologia”, financiados pela FAPESP, uniram forças para explorar novos métodos de catalogação de imagens em acervos digitais usando inteligência artificial (IA). Em uma fase experimental, o foco está na plataforma web colaborativa Arquigrafia, que abriga mais de 13 mil fotos de edifícios e espaços urbanos.
Giselle Beiguelman, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), destaca que a IA permite a identificação de elementos arquitetônicos, materiais e mobiliário nas imagens, assim como peças artísticas, como quadros e esculturas.
Além disso, a implementação de descrições automatizadas em texto está em andamento para atender às necessidades de portadores de deficiência visual. Beiguelman enfatiza a importância da inclusão e revela o desenvolvimento de recursos para traduzir as descrições em áudio automaticamente.
Outra inovação em andamento é a introdução de uma busca cromática na plataforma web colaborativa, ampliando significativamente as possibilidades de pesquisa e a utilidade dos arquivos, para complementar a catalogação tradicional.
Artur Rozestraten, professor da FAU-USP, destaca a importância das bolsas concedidas pela FAPESP para viabilizar o trabalho de uma equipe qualificada de pesquisadores experientes, mestres e doutores de diversas áreas do conhecimento.
Para mais informações sobre os protótipos em desenvolvimento nessa parceria, acesse o site da iniciativa.
Informações da Agência FAPESP