A FAPESP assinou em 16 de setembro, no Canadá, um acordo de cooperação científica e tecnológica com o Fonds de Recherche du Québec – Nature et Technologies (FRQ-NT), agência de fomento que apoia a pesquisa em matemática, ciências naturais e engenharia. Válido por cinco anos, o documento possibilita o financiamento conjunto de projetos com a participação de cientistas do Estado de São Paulo e da província do Québec.
Uma chamada de propostas conjunta será negociada entre as instituições, com áreas de interesse ainda em definição. A assinatura do acordo ocorreu durante a última edição do Regional Leaders Summit (RLS), fórum internacional que reúne representantes políticos e acadêmicos de sete regiões do globo com forte participação no cenário científico.
A diretoria da FAPESP também recebeu a visita de Mona Nemer, conselheira-chefe de Ciência do Canadá, acompanhada de representantes do consulado canadense em São Paulo. Durante a reunião, discutiu-se a possibilidade de cooperação entre os centros de excelência de pesquisa do Estado de São Paulo e do Canadá.
O presidente da FAPESP destacou a importância de fortalecer a pesquisa conjunta entre universidades paulistas e canadenses, assim como a realização de uma nova edição da FAPESP Week no Québec em 2025. A colaboração entre os centros de pesquisa de excelência de ambos os países foi apontada como uma oportunidade de cooperação sustentável e produtiva.
A parceria entre FAPESP e FRQ-NT promete novas oportunidades para iniciativas de ciência e tecnologia que beneficiarão ambas as regiões, estimulando a colaboração e o avanço da pesquisa científica.
Informações da Agência FAPESP