TikTok desativará serviço de streaming de música

Por Redação
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TikTok encerrará seu serviço de streaming de música

O TikTok está se preparando para encerrar oficialmente o seu serviço de música, apenas dois anos após o lançamento, como consequência da empresa controladora da rede social, a chinesa ByteDance. O objetivo inicial da plataforma era competir com os gigantes do ramo, Spotify e Apple Music.

De acordo com informações divulgadas pela empresa nesta terça-feira (24), o TikTok Music, como era conhecido o serviço, encerrará as atividades em 28 de novembro. A instrução é clara: os dados pessoais associados ao TikTok Music serão deletados automaticamente após o fechamento do serviço, previsto para o final de novembro. Além disso, os usuários foram aconselhados a transferir suas playlists para outras plataformas até 28 de outubro.

O encerramento do TikTok Music se dá com o intuito de concentrar esforços no desenvolvimento do TikTok como plataforma para impulsionar a audição musical e o valor nos serviços de streaming de música. O chefe global de desenvolvimento de negócios musicais da empresa, Ole Obermann, afirmou que a decisão visa o benefício dos artistas, compositores e da indústria como um todo.

A ByteDance começou a explorar a expansão de sua oferta de streaming de música em 2022, buscando competir de forma mais agressiva com os líderes do mercado. A estratégia da empresa era aproveitar a popularidade das músicas virais do TikTok para ingressar com destaque na indústria.

Vale ressaltar que o TikTok havia lançado a plataforma de streaming de música por assinatura em julho do ano passado, começando pela Indonésia e Brasil, e expandindo para Austrália, México e Cingapura nas semanas seguintes. Os vídeos curtos do TikTok foram reconhecidos por impulsionar novos artistas e criar hits musicais, o que por vezes gerou conflitos com as gravadoras.

Em fevereiro deste ano, houve um desentendimento entre o TikTok e o Universal Music Group, o que resultou na remoção das músicas dos artistas associados à gravadora na plataforma. O impasse envolveu questões sobre remuneração justa aos músicos pelos serviços prestados no aplicativo.

Por outro lado, a Universal Music Group é detentora de um extenso catálogo, que inclui alguns dos maiores nomes da música, como Taylor Swift, Bad Bunny, Olivia Rodrigo, Drake, SZA e Billie Eilish. A resolução do conflito se deu posteriormente, em maio, com a retomada da parceria entre as empresas, o que beneficiou os artistas com um aumento nos royalties e proteções reforçadas envolvendo inteligência artificial.

O encerramento do TikTok Music, um ano após seu lançamento, reflete as complexidades e desafios enfrentados pelas plataformas de música em um ambiente altamente competitivo. A decisão da ByteDance em encerrar o serviço sinaliza um redirecionamento estratégico em prol do fortalecimento da marca TikTok e das oportunidades relacionadas à audição musical e ao streaming de músicas populares.

Nesse sentido, a dinâmica entre as gravadoras, os artistas e as plataformas de música continua a evoluir, moldando o panorama da indústria musical global. É importante acompanhar de perto essas transformações, pois elas podem impactar diretamente a forma como consumimos música e interagimos com os diversos serviços disponíveis no mercado.

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