Foram abertas hoje as inscrições para as Escolas Interdisciplinares FAPESP 2024, que serão realizadas entre 8 e 12 de dezembro na cidade de Itatiba, no interior paulista. Interessados têm até 30 de outubro para se inscrever.
Na edição 2024, as duas Escolas Interdisciplinares ocorrerão simultaneamente, no Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina: uma voltada para Ciências Exatas e Naturais, Engenharias e Medicina; outra focada em Humanidades, Ciências Sociais e Artes. São oferecidas ao todo 120 vagas. A FAPESP arcará com os custos de transporte, hospedagem e alimentação dos pesquisadores selecionados.
A série de eventos busca oferecer a bolsistas de pós-doutorado de todo o país a oportunidade de conhecer a pesquisa científica de vanguarda desenvolvida no Brasil e no exterior em várias áreas do conhecimento. Ao longo de cinco dias, eles têm a oportunidade de compartilhar suas trajetórias acadêmicas com outros participantes, apresentar trabalhos em exposições orais e na forma de pôsteres e interagir com pesquisadores nacionais e estrangeiros.
Realizadas em hotel fora da cidade de São Paulo, as escolas contam com um formato imersivo: começam no domingo, com uma atividade conjunta e um jantar de abertura, e se estendem de segunda a quinta, com palestras, debates, apresentações curtas e masterclasses. A interação cotidiana em ambiente informal favorece as trocas de experiências e cria vínculos de amizade e eventual cooperação.
Os encontros foram concebidos com base na experiência da FAPESP com o programa Escola São Paulo de Ciência Avançada e com as Escolas FAPESP 60 Anos. Em nível internacional, a inspiração é o Lindau Nobel Laureate Meetings. Mas o que se procurou agregar com as Escolas Interdisciplinares FAPESP foi o caráter imersivo, interdisciplinar e informal.
A Escola Interdisciplinar FAPESP 2023 Ciências Exatas e Naturais, Engenharias e Medicina deixou mais do que uma forte recordação em Thiago Augusto Mendes. Apesar de estar passando por um momento familiar difícil, ele recebeu total apoio da comissão organizadora e dos novos amigos que conheceu durante o evento.
Helder Alves de Oliveira, doutor em música e composição, participou da Escola Interdisciplinar FAPESP 2023 Humanidades, Ciências Sociais e Artes. A experiência foi importante para divulgar sua pesquisa e interagir com outros pesquisadores.
Será a primeira vez que as duas Escolas Interdisciplinares serão realizadas simultaneamente. Esther Império Hamburger destaca que as Escolas Interdisciplinares FAPESP estão encarando o desafio de convidar os pós-graduandos a sair da caixinha da especialidade.
Cada uma das Escolas FAPESP contará com 60 participantes, selecionados entre pós-graduandos apoiados por agências de fomento de todo o país. Cada escola terá oito convidados do Brasil e exterior com destacada atuação em suas áreas de conhecimento. Participarão pesquisadores como Andrew Turberfield, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, Annalisa Buffa, Lucio Luzzatto, Manuel Heitor, Mercedes Maria da Cunha Bustamante e Rattan Lal.
Informações da Agência FAPESP
O Hospital Municipal José Mário dos Santos, conhecido como Ouro Negro, retornará à gestão integral…
As eleições municipais de 2024 em Candeias, Bahia, estão sendo marcadas por disputas acirradas e…
A influenciadora e ex-Miss Bumbum Andressa Urach precisou de atendimento médico na última terça-feira (19),…
Estão abertas as inscrições para a Corrida das Mulheres, evento que acontecerá no dia 15…
A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), dará…
Uma explosão de grandes proporções atingiu as instalações da Braskem no Polo Petroquímico de Camaçari,…