Conviver com gatos não afeta a saúde mental

Por Redação
4 Min

Caros leitores, iniciamos esta nota com um pedido de desculpas. Não pretendemos, de maneira alguma, causar pânico ou desconfiança. O abandono de animais é um ato cruel, sem falar nas violências perpetradas contra eles. Quem já visitou alguma ONG de proteção aos animais sabe o quão comuns são as agressões covardes sofridas por cães e gatos. Felizmente, há trabalhos sérios dedicados a resgatar esses animais e fornecer a eles um novo lar.

Ao abordar a pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, era fundamental esclarecer os pontos levantados. De acordo com o estudo, indivíduos que convivem com gatos em casa podem apresentar um risco aumentado de desenvolver transtornos relacionados à esquizofrenia. Esses detalhes foram publicados na revista Schizophrenia Bulletin no final de 2023. Entretanto, é importante ressaltar que há nuances a serem consideradas.

O cerne do estudo aponta para um parasita chamado Toxoplasma gondii como o principal fator nessa conexão. A transmissão do T. gondii, que pode resultar em toxoplasmose, ocorre geralmente por meio da ingestão de carne malcozida ou água contaminada. Conforme informado pelo Ministério da Saúde, a toxoplasmose é uma zoonose raramente transmitida diretamente dos gatos para os humanos, sendo o contato com as fezes contaminadas dos felinos e a ingestão de água ou alimentos infectados as principais formas de contaminação.

É relevante destacar que a maioria das pesquisas citadas no estudo é de natureza observacional e não estabelece uma relação de causa e efeito. As pesquisas observacionais analisam a ocorrência de fenômenos, comportamentos e hábitos, buscando identificar possíveis conexões entre eles.

Quando divulgamos a matéria, nosso objetivo era explicar a situação e transmitir tranquilidade, mas levando em consideração as opiniões dos nossos leitores, percebemos a necessidade de revisão. Falar sobre um tema delicado como esse pode gerar interpretações diversas, e, portanto, optamos por remover a versão anterior da matéria.

Entidades se manifestaram a respeito do assunto antes mesmo da nossa publicação. O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba emitiu uma nota ressaltando que a matéria em questão aborda uma pesquisa do Centro de Pesquisa em Saúde Mental de Queensland que associa gatos de estimação e o risco de esquizofrenia, mas que tal associação não é conclusiva. Além disso, o Conselho ressaltou que a maioria dos gatos é contaminada devido à ingestão de carne de aves e roedores, reforçando que os felinos que se alimentam de ração e vivem dentro de casa dificilmente contraem toxoplasmose.

Seguindo a mesma linha de posicionamento, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro também refutou o estudo e alertou sobre os reais modos de contaminação pela toxoplasmose, salientando que o contato com gatos não é um dos principais fatores de transmissão. A entidade ainda pediu atenção para evitar preconceitos contra os felinos e para que não haja abandono de animais.

Encorajamos a adoção de animais de estimação e, para aqueles interessados em acolher um gato, abaixo divulgamos algumas ONGs onde é possível encontrar um felino em busca de um lar seguro.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso