O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reconduziu Marco Antonio Zago à presidência da FAPESP e nomeou Carmino Antonio de Souza para exercer a função de vice-presidente da Fundação. Ambos terão mandato de três anos, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de hoje (04/10). Zago e Souza encabeçavam as listas definidas pelo Conselho Superior da FAPESP para presidente e vice-presidente, respectivamente.
Marco Antonio Zago é médico, graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), onde também obteve os títulos de mestre e de doutor. Ele realizou pós-doutorado na Universidade de Oxford (Reino Unido) e é professor titular da USP. Zago ocupou cargos como reitor e pró-reitor de Pesquisa na USP, além de ter sido presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro titular de diversas academias de ciências, coordenou o Centro de Terapia Celular (CTC) de Ribeirão Preto, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP, de 2001 a 2015, e possui mais de 300 artigos científicos publicados em Web of Science.
Carmino Antonio de Souza é médico onco-hematologista, professor titular do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele é presidente do Conselho de Curadores da Fundação Butantan, diretor científico da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e membro de diversas sociedades médicas internacionais. Souza ocupou cargos de destaque na área da saúde, como secretário de Saúde do Estado de São Paulo e secretário de Saúde de Campinas. Além disso, foi secretário-executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo.
Informações da Agência FAPESP