O medicamento popular para obesidade, Wegovy, tem se destacado recentemente ao oferecer um benefício adicional surpreendente: de acordo com um estudo publicado no The Journal of the American College of Cardiology, os indivíduos que tomaram o medicamento durante a pandemia tiveram uma redução de 33% na probabilidade de morrer de Covid-19.
Embora os usuários de Wegovy tenham contraído Covid na mesma proporção que aqueles que tomaram placebo, a diferença significativa foi observada na taxa de mortalidade. Os indivíduos que utilizaram o medicamento apresentaram uma menor taxa de mortalidade em comparação aos que receberam o placebo.
Além disso, a pesquisa apontou que a taxa de mortalidade geral foi 19% inferior entre os participantes que fizeram uso de Wegovy, indicando que o tratamento da obesidade pode contribuir para a melhoria da expectativa de vida – um achado raro em ensaios clínicos.
Inicialmente, os pesquisadores não planejavam analisar os efeitos do Wegovy na Covid-19. No entanto, a pandemia acabou permitindo essa avaliação inesperada. O estudo contou com 17.604 participantes com doenças cardíacas e um IMC médio de 27, sendo acompanhados por mais de três anos.
Apesar dos desafios logísticos significativos impostos pela pandemia, o estudo prosseguiu com adaptações na interação dos pesquisadores com os participantes, permitindo a coleta e análise de dados relevantes.
Dos participantes que contraíram Covid-19, 184 acabaram falecendo – 78 no grupo que fez uso de Wegovy e 106 no grupo placebo, conforme indicado pelo estudo. Os resultados sugerem que o Wegovy não apenas auxilia na perda de peso, mas também melhora a saúde geral, reduzindo possivelmente a inflamação crônica e aumentando a resistência a doenças infecciosas.
Neste sentido, os pesquisadores agora buscam investigar se outros medicamentos da mesma classe, conhecidos como agonistas do receptor GLP-1, apresentam efeitos positivos semelhantes em infecções. A esperança é que novos estudos possam revelar ainda mais benefícios inesperados desses medicamentos, que já passaram por investigações ao longo de uma década ou mais.
Dessa forma, o Wegovy surge como um aliado promissor no tratamento da Covid-19, justamente por proporcionar benefícios adicionais à saúde dos indivíduos que o utilizam. Com isso, novas perspectivas e possibilidades se abrem para o desenvolvimento de estratégias de tratamento mais abrangentes e eficazes tanto para a obesidade quanto para o combate a infecções virais como a Covid-19.
Nesta segunda-feira (2), foi marcada a estreia oficial da rádio Metropolitana FM Aracaju, na frequência…
O ano de 2024 marcou os fãs de videogames com a ascensão de "Astro Bot"…
O Atlético-MG decidiu interromper as negociações entre Bahia e Everson, de acordo com as informações…
A Rede Mater Dei está com uma oportunidade de emprego aberta para o cargo de…
A diplomação do prefeito reeleito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), da vice-prefeita Ana Paula…
O consórcio internacional do projeto do Telescópio Gigante Magalhães (GMT) lançou o "Universo Expansivo", um…