Um estudo recente realizado pelo Goldman Sachs trouxe boas notícias para o mercado de veículos elétricos. Segundo a pesquisa, os preços das baterias de íons de lítio, utilizadas nesse tipo de veículo, devem cair pela metade nos próximos dois anos. Essa redução nos custos é vista como um passo significativo para tornar os carros elétricos mais acessíveis e competitivos em relação aos veículos movidos a combustíveis fósseis.
Atualmente, o valor elevado das baterias é um dos principais obstáculos para a popularização dos veículos elétricos. A queda prevista nos preços, de acordo com o estudo, pode transformar o cenário da mobilidade elétrica, beneficiando tanto os consumidores quanto os fabricantes de automóveis.
De acordo com a pesquisa, o preço médio global de um pacote de baterias deve cair para US$ 82 por quilowatt-hora (kWh) até 2026. Para efeito de comparação, em 2023, esse custo médio era de US$ 149/kWh. Essa queda de aproximadamente 50% representa um avanço considerável em relação aos valores de uma década atrás, quando as baterias chegavam a custar cerca de US$ 780/kWh. A previsão também aponta que até o final de 2024, o preço por kWh deve estar em torno de US$ 111.
Essa redução nos preços é considerada crucial para alcançar a paridade de custo total de propriedade entre veículos elétricos e carros movidos a gasolina nos Estados Unidos, sem a necessidade de subsídios governamentais.
Apesar de alguns modelos mais acessíveis começarem a surgir no mercado, atualmente a maioria dos carros elétricos novos apresenta um valor significativamente mais alto do que seus equivalentes a gasolina. Incentivos fiscais, como o crédito de imposto de US$ 7.500 para veículos elétricos nos Estados Unidos, ajudam a equilibrar os custos para os consumidores e fabricantes, mas não representam soluções de longo prazo.
Ainda assim, as montadoras tradicionais enfrentam desafios para obter lucro com os carros elétricos, devido aos altos custos das baterias e à baixa quantidade de produção.
O estudo do Goldman Sachs destaca que a inovação tecnológica tem desempenhado um papel fundamental na redução dos preços das baterias, possibilitando a produção de baterias mais eficientes a um custo menor. Além disso, o valor das matérias-primas essenciais, como lítio e cobalto, também tem diminuído, após anos de alta devido à grande demanda e interrupções nas cadeias de suprimento.
Com o aumento da capacidade de mineração e processamento desses metais, a tendência é que o preço das baterias continue a cair gradualmente até 2030. Os pesquisadores do Goldman projetam que o valor médio global por kWh deve chegar a US$ 64 até o final da década, aproximadamente um terço do registrado em 2019.
Os analistas do Goldman Sachs esperam que a redução nos custos das baterias leve a um aumento significativo na demanda por veículos elétricos a partir de 2026. Segundo Nikhil Bhandari, co-diretor de Pesquisa do Goldman Sachs, 2026 marcará o início de uma nova fase de adoção de veículos elétricos, impulsionada principalmente pela economia.
Atualmente, o mercado de veículos elétricos nos Estados Unidos tem enfrentado um desaceleramento no crescimento da demanda, em parte devido aos altos preços dos carros e às elevadas taxas de juros. Entretanto, à medida que a paridade de custo de propriedade com os carros a gasolina se torna realidade, é possível que os veículos elétricos se tornem uma opção mais viável e atrativa para os consumidores nos próximos anos.
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