FAPESP Week Itália começa com liderança da FAPESP e da Università di Bologna

Por Redação
3 Min

Cerca de 70 acadêmicos do Brasil e da Itália reuniram-se nesta segunda-feira (14/10), na cidade de Bologna, para assistir à cerimônia de abertura da 22a edição da FAPESP Week. Organizado em parceria com a Alma Mater Studiorum – Università di Bologna (Unibo), o evento visa fomentar parcerias entre pesquisadores e empreendedores de ambos os países.

Na fala de abertura do simpósio, o reitor da Unibo, Giovanni Molari, destacou a sólida relação com o Brasil e a expansão da colaboração acadêmica para diversos campos científicos ao longo dos anos. Ele ressaltou a importância dos quatro eixos temáticos do evento, escolhidos de forma colaborativa e representando áreas de interesse mútuo das instituições.

Os painéis do evento abordam temas como “Culturas, patrimônio imaterial e redes interdisciplinares”, “Sistema agroalimentar e desenvolvimento sustentável”, “Saúde e Meio Ambiente” e “Tecnologia e Inovação. Molari enfatizou a importância da colaboração científica e de uma visão compartilhada para a criação de um futuro mais sustentável e inovador.

O presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago, apresentou as diferentes modalidades de apoio disponíveis pela Fundação, destacando a abertura para colaborações internacionais. Zago ressaltou a complexidade do sistema de ciência e tecnologia do Estado de São Paulo, responsável por mais de 40% da produção científica do Brasil. Ele destacou a colaboração entre pesquisadores paulistas e italianos, que já é impressionante, representando 53% de toda a colaboração entre os dois países.

Durante a cerimônia, também foram apresentadas informações sobre a região de Emilia Romagna, na Itália, líder em exportação e inovação. O diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, Carlos Américo Pacheco, destacou a influência italiana no Estado de São Paulo e ressaltou a importância da colaboração entre as comunidades acadêmicas dos dois países.

O diretor científico da FAPESP, Marcio de Castro, mencionou a realização do Italian Day na Fundação e ressaltou a importância da cooperação internacional para o fortalecimento e maior impacto da produção científica. A história de colaboração entre Brasil e Itália, representada pelos 150 anos da imigração italiana para o Brasil, é um ponto relevante para o diálogo e parcerias futuras.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso