Benefícios do exercício físico para reverter envelhecimento precoce e disfunção metabólica em obesos

A obesidade pode promover inflamação crônica, levando a um estado de alerta constante do sistema imunológico. Isso resulta em um envelhecimento prematuro das células imunes, aumentando o risco de doenças infecciosas e crônico-degenerativas, como diabetes e condições cardiovasculares. Além disso, a obesidade pode causar alterações metabólicas relacionadas aos lipídios, contribuindo para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes tipo 2.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio da FAPESP, realizaram estudos que mostraram que um protocolo de treinamento físico de 16 semanas, combinando musculação e exercício aeróbico, foi capaz de reverter os problemas associados à obesidade. Este protocolo foi capaz de reduzir a circunferência abdominal, aumentar a força e a massa magra, e atuar na reversão do envelhecimento precoce das células imunes e das alterações no metabolismo lipídico.

Os resultados indicam que o músculo desempenha um papel endócrino importante, liberando substâncias (miocinas ou exerquinas) que atuam em diferentes mecanismos no organismo. O treinamento físico melhora o metabolismo lipídico, a função mitocondrial e reduz a inflamação, promovendo melhorias nos marcadores de saúde. Esse tipo de treinamento pode ajudar na transformação da gordura em energia, melhorando a condição metabólica e contribuindo para a perda de peso.

Estudos realizados com indivíduos obesos e com diabetes tipo 2 mostraram que o treinamento combinado foi capaz de reduzir os marcadores associados à imunossenescência e ao metabolismo lipídico, melhorando a expressão gênica de inflamação e envelhecimento precoce. O treinamento físico é capaz de reverter parcialmente os marcadores de imunossenescência, proporcionando benefícios à saúde.

Os resultados obtidos sugerem que o exercício físico pode reverter os processos associados à obesidade, melhorando a saúde e reduzindo o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. O protocolo de treinamento combinado é simples e recomendado por sociedades médicas, mostrando benefícios além dos ganhos estéticos. Os estudos estão disponíveis nos artigos “Moderate-intensity Combined Training Induces Lipidomic Changes in Individuals With Obesity and Type 2 Diabetes” e “Combined Training Improves Gene Expression Related to Immunosenescence in Obese Type 2 Diabetic Individuals” para mais informações.