Estudo aponta que pressão alta pode reduzir capacidade respiratória devido a enrijecimento dos brônquios

Por Redação
2 Min

A hipertensão arterial pode causar o enrijecimento dos vasos sanguíneos, levando à arteriosclerose. Recentemente, um estudo realizado por pesquisadores brasileiros revelou que esse fenômeno também pode ocorrer nos pulmões. A pressão alta pode resultar no enrijecimento dos brônquios pulmonares, prejudicando a capacidade respiratória.

Realizado com 731 idosos hipertensos e não hipertensos, o estudo investigou os efeitos da hipertensão na mecânica pulmonar. Os resultados foram publicados na revista Advances in Respiratory Medicine. Segundo os pesquisadores, aqueles que praticavam atividade física regular demonstraram ter uma proteção parcial contra o enrijecimento dos brônquios.

Além dos testes de espirometria para avaliar a função respiratória, os pesquisadores avaliaram a mecânica pulmonar dos voluntários por meio da oscilometria de impulso. O estudo, apoiado pela FAPESP, ressaltou a importância de realizar avaliações respiratórias em indivíduos hipertensos, visando evitar a perda da função pulmonar induzida pela hipertensão.

Outra pesquisa realizada pelo mesmo grupo de cientistas, ainda não publicada, analisou a relação entre a prática de exercícios físicos e a proteção contra o enrijecimento dos vasos sanguíneos e brônquios. O exercício físico demonstrou atenuar significativamente as alterações cardiovasculares decorrentes da hipertensão. A atividade física foi apontada como fundamental para um envelhecimento saudável.

O estudo intitulado Physically Active Lifestyle Attenuates Impairments on Lung Function and Mechanics in Hypertensive Older Adults está disponível em: https://www.mdpi.com/2543-6031/92/4/27.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso