A FAPESP está com inscrições abertas, até 31 de outubro, para a segunda chamada da modalidade Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração. Esse auxílio oferece condições específicas de financiamento de médio prazo, permitindo que pesquisadores iniciem uma carreira científica sólida.
Destinado a pesquisadores sem vínculo empregatício, o Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração também disponibiliza uma Bolsa Projeto Geração para a manutenção do pesquisador responsável, que deve se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento do projeto.
O processo de seleção das propostas ocorrerá em três fases: Pré-proposta para enquadramento, Proposta completa e Apresentação do projeto e entrevista. Com duração de até 60 meses, o Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração pode ser prorrogado por até 12 meses adicionais em casos excepcionais e mediante justificativa aceita pela FAPESP.
Cada proposta pode pleitear um valor máximo de até R$ 1,5 milhão, abrangendo itens como Material Permanente, de Consumo, Serviços de Terceiros, possíveis bolsas (exceto a Bolsa Geração), Benefícios Complementares e Reservas Técnicas. Este edital selecionará até 40 propostas, sendo que na chamada anterior, lançada em 2022, foram aprovadas 32 propostas.
É importante que o valor solicitado esteja alinhado com a dimensão e os objetivos do projeto de pesquisa, assim como com a capacidade de apoio institucional da instituição-sede. A FAPESP se reserva o direito de aprovar valores inferiores aos solicitados, com base nos resultados da análise e seleção de propostas.
Para mais informações, a chamada está disponível em: fapesp.br/17125.
Informações da Agência FAPESP