A China está sempre um passo à frente quando o assunto é inovação. E, mais recentemente, a gigante automotiva chinesa Wuling apresentou uma solução revolucionária para os problemas de abastecimento de carros elétricos. A empresa revelou na Feira de Importação e Exportação da China de 2024, em Guangzhou, uma bateria sobre rodas autônoma que promete levar energia onde quer que seu veículo elétrico esteja.
Essa tecnologia chega em um momento crucial, conforme os veículos elétricos ganham cada vez mais espaço no mercado automobilístico. As filas nos postos de gasolina já são um incômodo constante, mas as filas de carros elétricos em pontos de recarga podem se mostrar uma dor de cabeça ainda maior. A solução da Wuling busca resolver esse problema, expandindo a rede de carregamento e evitando contratempos decorrentes do crescimento exponencial da demanda por EVs na China.
A bateria móvel apresentada pela Wuling é uma resposta inteligente para a crescente demanda de veículos elétricos no país. Com dois modelos disponíveis, um deles do tamanho de um carrinho de sorvete e o outro significativamente maior, autônomo e capaz de locomover-se com facilidade, a empresa visa proporcionar um novo nível de conveniência aos proprietários de carros elétricos.
O modelo maior possui uma capacidade de 141 quilowatts-hora, enquanto o menor conta com 30 kWh, com um carregador de saída de 20 kW. Ambas as baterias móveis têm uma velocidade máxima de 5 km/h, garantindo mobilidade e eficiência na oferta de energia. A estratégia por trás desses dispositivos é simples e inteligente: carregá-los durante os períodos de tarifas de energia mais baixas e disponibilizá-los para recargar veículos descarregados em qualquer localidade.
A ideia por trás dessas baterias móveis reflete diretamente a necessidade do mercado chinês, que está passando por uma rápida transição para veículos elétricos. Com o aumento da frota de EVs, a demanda por pontos de recarga também cresce exponencialmente, tornando esses dispositivos uma alternativa viável para evitar congestionamentos em postos de carregamento, especialmente durante períodos de alta demanda.
Além de satisfazer as necessidades dos consumidores de veículos elétricos, as baterias sobre rodas da Wuling demonstraram eficiência em testes realizados, aumentando significativamente a capacidade e flexibilidade das estações de carregamento. Essa tecnologia também pode se estender para outras aplicações, como concessionárias, fábricas e ambientes que demandam uma fonte de energia portátil e versátil.
Quanto ao valor dessas inovações, o modelo autônomo de 141 kWh está estimado para ser comercializado por cerca de US$ 42.000, aproximadamente R$ 240 mil, enquanto o modelo menor, com capacidade de 30 kWh, terá um custo mais acessível, em torno de US$ 11.000, cerca de R$ 63 mil. Esses valores tornam a tecnologia acessível e promissora para o mercado de carros elétricos, e representam um avanço significativo em direção a um futuro mais sustentável e eficiente.