Um estudo com macacos-prego no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, publicado na revista PNAS, aponta que a tolerância é extremamente importante para o aprendizado social, aquele adquirido observando outros membros do mesmo grupo.
Os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Durham, no Reino Unido, observaram que parceiros de atividades coletivas têm mais chances de adquirir novos aprendizados com seus companheiros. O estudo alimentou um modelo matemático e mostrou que os macacos aprendem com os outros principalmente por observação direta, olhando de perto outro indivíduo fazer a tarefa. Além disso, a tolerância social se mostrou uma boa forma de prever que indivíduos aprenderiam com quais.
Parte das análises foi realizada durante estágio na Universidade de Durham, sob a coorientação da professora Rachel Kendal. O aspecto mais importante foi comprovar que a difusão de uma nova técnica de obtenção de recurso se deu por aprendizagem socialmente mediada.
Além da influência da tolerância social, jovens que ainda não haviam aprendido a tarefa eram mais propensos a observar e aprender com machos adultos bem-sucedidos do grupo.
O projeto “Efeitos da dinâmica social na difusão de novos comportamentos em grupos de macacos-prego que habitam a caatinga do Parque Nacional Serra da Capivara” foi coordenado por um dos pesquisadores que liderou os primeiros estudos no Brasil sobre o uso de ferramentas e aprendizado social por macacos-prego. Ao longo dos anos, foram localizadas diversas populações com tradições distintas.
Para chegar aos resultados, os pesquisadores observaram dois grupos da Serra da Capivara por nove meses cada um. Durante o experimento, um indivíduo aprendeu uma atividade sem o conhecimento dos companheiros, permitindo analisar o processo de aprendizagem e sua transmissão.
Os resultados demonstraram a importância da tolerância social e do aprendizado social para a transmissão cultural de novas técnicas entre os macacos-prego no Parque Nacional da Serra da Capivara.
O artigo completo pode ser conferido em: https://www.pnas.org/doi/10.1073/pnas.2322884121.
Informações da Agência FAPESP
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