Rússia Testa Bloqueio de Acesso a Sites Estrangeiros
Um desejo antigo da Rússia é impedir o acesso de sites estrangeiros no país, e para isso, as autoridades russas vêm trabalhando incansavelmente no desenvolvimento de um sistema nacional de conexão com a internet. No entanto, um dos grandes obstáculos encontrados nesse processo são as VPNs, que possibilitam a criação de uma conexão privada entre o computador do usuário e um servidor remoto.
Recentemente, a autoridade de comunicações da Rússia, a Roskomnadzor, teria testado um novo sistema que bloqueia completamente o acesso a sites e aplicativos estrangeiros. O teste foi realizado nas regiões do Daguestão, Chechênia e Inguchétia, áreas povoadas principalmente por minorias étnicas. Durante o teste, os usuários dessas regiões enfrentaram dificuldades para acessar serviços como WhatsApp, Telegram, YouTube, Google e até mesmo alguns serviços do gigante russo da internet, Yandex.
De acordo com a ONG russa de direitos digitais Roskomsvoboda, a maioria das VPNs não conseguiu contornar a proibição imposta pelo novo sistema. Este movimento visa reprimir o uso de ferramentas de anônimos e acesso irrestrito à internet, reafirmando a determinação do governo russo em controlar o panorama online do país.
Os esforços em criar um sistema nacional de internet fazem parte de um projeto do Kremlin, que busca garantir a soberania da Rússia no ambiente virtual. Desde a aprovação de uma lei que criminaliza a divulgação de informações sobre como burlar as restrições da internet, o governo russo tem intensificado sua ação contra o uso de VPNs e serviços estrangeiros.
Após o início da guerra na Ucrânia em 2022 e as consequentes sanções impostas por empresas ocidentais, a Rússia acelerou o desenvolvimento desse novo sistema, já tendo investido US$ 648 milhões (R$ 3,9 bilhões) até o momento. Mesmo diante desses investimentos significativos, o Ministério Russo de Tecnologia Digital, Comunicação e Mídia de Massa nunca reconheceu oficialmente estar envolvido na criação de uma internet completamente russa.
Com a Rússia avançando na implementação de um sistema nacional de conexão com a internet, é visível a disposição do governo em controlar estritamente o acesso dos cidadãos a conteúdos online. A medida, que visa reforçar a soberania digital do país, representa mais um passo no avanço do estado russo na consolidação de sua autoridade sobre a internet.
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.