Representantes da Universidade Paris-Saclay, da França, realizaram uma reunião com dirigentes da FAPESP no dia 3 de dezembro para discutir estratégias destinadas a aumentar a pesquisa conjunta entre cientistas de São Paulo e da universidade francesa.
Delphine Placidi Frot, vice-presidente para Assuntos Internacionais e Europeus da Universidade Paris-Saclay, destacou a importância desses encontros como oportunidades para elaborar estratégias que impulsionem o trabalho conjunto, por meio de acordos e chamadas conjuntas.
A Universidade Paris-Saclay é considerada um dos oito maiores centros de inovação do mundo, com mais de 16 mil pesquisadores e 68 mil estudantes, incluindo laureados com o Prêmio Nobel e Medalhas Fields. Apesar dos mecanismos de financiamento existentes para pesquisas colaborativas entre cientistas paulistas e a universidade francesa, houve uma redução na publicação de artigos científicos conjuntos nos últimos anos.
Durante a reunião, foi discutida a estratégia de promover a interação entre pesquisadores de São Paulo e da Paris-Saclay por meio da realização de workshops e conferências. Além disso, está prevista uma edição da FAPESP Week em Toulouse e Paris no próximo ano para estreitar o contato entre pesquisadores e startups paulistas apoiadas pela FAPESP e spin-offs da universidade francesa.
A FAPESP Week é uma iniciativa de internacionalização da Fundação que visa promover a colaboração científica entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Já foram realizadas edições do evento em vários países e estão sendo organizadas conferências na Alemanha e na França para os próximos anos.
Outra estratégia discutida foi a possibilidade de aproximação de centros de pesquisa, visto que a Universidade Paris-Saclay abriga institutos tecnológicos e centros de pesquisa em diversas áreas.
A reunião contou com a presença de representantes da delegação francesa, incluindo vice-presidentes, diretores e professores, bem como representantes brasileiros da FAPESP. A colaboração entre os dois países promete fortalecer a pesquisa e a inovação em diversas áreas.
Informações da Agência FAPESP