Artigo do CeMEAI entre os 10 mais citados na América Latina: destaque em pesquisa científica

Por Redação
2 Min

Um trabalho apoiado pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) é reconhecido como uma das dez publicações científicas mais citadas na área da física na América Latina, de acordo com o estudo “Scientific production in Latin American physics: a bibliometric analysis”, publicado na Springer Nature Link.

O CeMEAI, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP e sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), destaca-se pelo artigo “The Kuramoto model in complex networks”, dos autores Francisco Rodrigues e Thomas Peron, ambos do ICMC-USP, Peng Ji, da Fudan University (China), e Jürgen Kurths, da Potsdam Institut (Alemanha), que ocupa o 10º lugar entre os artigos mais citados em física por cientistas latino-americanos entre 2013 e 2022.

A pesquisa realizada pela Springer Link analisou dados bibliométricos de autores, periódicos, instituições de pesquisa, países e palavras-chave presentes em 27.750 documentos da Web of Science.

O estudo teve início em 2013, durante o doutorado de Peron, e resultou na publicação do artigo que se tornou uma importante ferramenta para estudiosos de sistemas complexos em diversas áreas, como engenharia, neurociência, física e ciências da Terra. Além disso, abriu caminhos para futuras pesquisas e contribuiu significativamente para o conhecimento científico global.

Os resultados obtidos demonstram a relevância do estudo de sistemas complexos e a excelência das instituições envolvidas, como a USP, o ICMC e o CeMEAI, no avanço do conhecimento científico em escala internacional.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso