A FAPESP e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) lançaram o Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) Cidades Carbono Neutro em parceria, com o objetivo de auxiliar os municípios a mitigar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e se adaptar às mudanças climáticas, aumentando a resiliência da infraestrutura urbana.
Com recursos de R$ 31 milhões durante cinco anos, o centro terá a participação de mais de cem pesquisadores e 36 instituições, incluindo universidades, empresas e órgãos governamentais.
As pesquisas visam desenvolver e aplicar tecnologias inspiradas na natureza, como a bioengenharia, para aumentar a resiliência urbana aos impactos das mudanças climáticas e melhorar a captura de GEE, como o gás carbônico (CO2) e o metano.
Leia Também
O CCD Cidades Carbono Neutro também utilizará gêmeos digitais e computação para monitorar e melhorar a eficiência de edificações, promovendo políticas públicas e parcerias estratégicas.
O objetivo é mapear a descarbonização do Estado de São Paulo, elaborar planos de ação e implementar provas de conceito para monitorar, descarbonizar e aumentar a eficiência dos serviços públicos nas cidades.
A colaboração entre governo, academia, mercado e sociedade civil é essencial para enfrentar os desafios climáticos, como demonstrado pela iniciativa europeia de cidades neutras em carbono, na qual o novo centro se inspirou.
Para garantir que os benefícios das cidades neutras em carbono sejam compartilhados por toda a população, é fundamental contar com bons sistemas de governança que facilitem o desenvolvimento econômico e social de forma equitativa.
Informações da Agência FAPESP