EUA podem proibir venda de carros à gasolina até 2035.

Por Redação
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O governo dos Estados Unidos está prestes a fazer um anúncio importante relacionado a uma das políticas climáticas mais ambiciosas da administração de Joe Biden. A expectativa é que a Casa Branca conceda uma permissão para proibir a venda de novos carros movidos a gasolina até 2035.

No entanto, segundo o jornal The New York Times, o presidente eleito Donald Trump pode revogar essa decisão logo após assumir o cargo, no início do próximo ano. O republicano é um grande crítico da atual gestão e já deixou claro que a questão climática não será uma prioridade de seu governo.

Recentemente, Trump criticou as regulamentações veiculares da Califórnia, estado impactado pela nova medida, afirmando que “impôs as regulamentações de carros mais ridículas do mundo” ao estabelecer que apenas veículos elétricos poderiam ser vendidos no futuro. O presidente eleito prometeu “acabar com isso”.

No entanto, pode haver uma disputa legal sobre o assunto, já que o governo da Califórnia é democrata e aliado de Biden. O governador Gavin Newsom destacou que o estado é pioneiro em políticas climáticas e inovação.

De acordo com a Lei do Ar Limpo de 1970, a Agência de Proteção Ambiental permitiu que a Califórnia, historicamente com o ar mais poluído do país, estabelecesse padrões de ar limpo mais rígidos que os do governo federal. Essa lei também possibilita que outros estados, em certas circunstâncias, adotem os padrões californianos.

A isenção tem sido utilizada para controlar poluentes tóxicos como fuligem, dióxido de nitrogênio e ozônio, responsáveis por problemas respiratórios. Além disso, autoridades californianas têm empregado a isenção para reduzir gases de efeito estufa, incluindo o dióxido de carbono, grande causador das mudanças climáticas.

Durante seu primeiro mandato, Trump revogou uma versão da era Obama da isenção da Califórnia. Ao retornar à Casa Branca, o republicano pretende encerrar um crédito fiscal concedido a compradores de veículos elétricos. Recentemente, a Suprema Corte dos EUA determinou que grupos empresariais têm legitimidade para questionar a legalidade do programa de isenção californiano para controlar o dióxido de carbono.

No ano passado, Newsom procurou soluções para manter a prioridade da agenda climática e a transição para veículos elétricos, apesar da oposição do governo federal. O governador se comprometeu a oferecer incentivos fiscais aos californianos interessados na compra de carros elétricos caso o governo Trump encerre o programa federal.

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