Filmes de multicamadas por eletrodeposição: saiba mais sobre o experimento

Por Redação
2 Min

Uma pesquisa recente descreveu a obtenção de filmes de multicamadas que poderão ser aplicados como fotoeletrocatalisadores para produção de hidrogênio a baixo custo, visando seu uso como combustível limpo para veículos e geradores. O estudo foi realizado pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Os filmes multicamadas são compostos por produtos plásticos utilizados em diversas aplicações, como embalagens de alimentos, devido às suas propriedades mecânicas, barreira ao oxigênio, brilho, transparência e custo compatível.

Os pesquisadores do CDMF utilizaram nanoestruturas de cobre, incluindo óxido cúprico do tipo p (p-CuO), óxido cuproso do tipo n (n-Cu2O) e monossulfeto de cobre (CuS) como fotocátodos para a reação de separação da água em oxigênio e hidrogênio.

A fabricação dos filmes envolveu a deposição de cobre em substratos por eletrodeposição, seguida de anodização para gerar nanoagulhas de hidróxido de cobre (II), transformadas em nanofios de óxido de cobre (I) por recozimento. Posteriormente, partículas de Cu2O e CuS foram depositadas por eletrodeposição e pelo método de adsorção de camada iônica e reação sucessiva.

Os resultados mostraram que a fotocorrente nos filmes do tipo CuO/Cu2O/CuS foi alta, indicando ser um material promissor para produção de hidrogênio com energia solar, devido à facilidade de produção e baixo custo do processo.

O estudo foi publicado na revista científica Materials Advances sob o título “Enhanced photoelectrochemical water splitting using nanostructured films: p-CuO sensitized with polyhedral n-Cu2O particles and CuS as photocathode”, apresentando uma promissora inovação nesse campo.

Informações da Agência FAPESP

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
TAGGED:
Compartilhe Isso