Brasileiro é premiado pelo Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha

Por Redação
2 Min

Dimaghi Schwamback, pesquisador brasileiro, foi nomeado ao Digital GreenTalents Award 2024, concedido pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa. O prêmio reconhece jovens cientistas que contribuem para a sustentabilidade na ciência e na sociedade através de pesquisas que promovem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Schwamback é engenheiro ambiental, mestre pela EESC-USP e doutor pela Lund University e atualmente atua como pesquisador colaborador no PPG-SHS da EESC-USP e na Embrapa Meio Ambiente.

Ele foi indicado ao prêmio por sua pesquisa durante o doutorado com financiamento da FAPESP e orientação do professor Edson Wendland, em parceria com a Lund University. Sua tese contribuiu para a compreensão das influências das mudanças no uso da terra e no clima nos fluxos de água e erosão no bioma Cerrado.

Entre os avanços destacados estão as soluções de baixo custo para o monitoramento do escoamento superficial e umidade do solo, o monitoramento de mudanças no uso do solo nos processos hidrológicos e a caracterização das interações solo-vegetação-atmosfera em cenários de mudanças climáticas.

Schwamback vê o prêmio como reconhecimento do esforço coletivo em sua jornada de pesquisa. Ele destaca a importância do trabalho colaborativo para deixar um impacto significativo. Para mais informações, acesse digitalgreentalents.de/about/1/awardees-2024/dimaghi-schwamback.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso