Plataforma de Mapeamento Interativo do Centro de Estudos da Metrópole: lançamento e funcionalidades

Por Redação

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) lançou recentemente a Plataforma de Mapeamento Interativo (MAPi), que permite o mapeamento de elementos do espaço urbano por meio de dados textuais, fotos e vídeos, bem como a visualização de dados espaciais sobre diversos temas por meio de mapas temáticos.

O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sedes na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

A MAPi é uma plataforma web gratuita e aberta, que pode ser acessada diretamente pelo navegador da internet, sem necessidade de cadastro ou instalação de software, pelo site do CEM.

O aplicativo foi desenvolvido pelo pesquisador Kaue Oliveira Almeida, integrante do CEPID. Os professores que participarem do teste poderão ter acesso antecipado à área de mapeamento colaborativo e o contato periódico com a equipe da MAPi para compreensão do uso das ferramentas como apoio para atividades didáticas de mapeamento e análise de dados geoespaciais.

A ferramenta é um tipo de cartografia em que os usuários podem alterar aspectos da representação do mapa, desenvolvida para estimular usuários a produzir seus próprios mapas. Os recursos de mapeamento colaborativo permitem que os usuários façam projetos de mapeamento do entorno de suas casas, escolas e bairros, por exemplo. Essas informações são sistematizadas e podem ser visualizadas e analisadas por meio da ferramenta para reflexão coletiva entre a turma ou com outras turmas, podendo-se incrementar a visualização com outros dados de fontes oficiais ou ainda de outras turmas para discussão de seus efeitos sociais.

Interessados podem se inscrever pelo formulário on-line ou no canto direito do alto da página da MAPi, em “Mapeamento Colaborativo”. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail suporte.cem@usp.br.

Informações da Agência FAPESP

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso