Doutorando da UFSCar conquista prêmio em concurso global de microscopia

Por Redação
2 Min

O engenheiro de materiais doutorando pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi um dos vencedores da última edição da Ceramographic Competition – competição internacional de micrografia organizada pela Basic Science Division da American Ceramic Society. Ele ganhou o primeiro lugar na categoria “Scanning Electron Microscopy” (micrografia eletrônica de varredura).

Intitulado “Spinel tennis ball on a MgO court”, o trabalho está vinculado à pesquisa de doutorado de Borges, que é apoiada pela FAPESP e orientada pelo professor Victor Carlos Pandolfelli.

A imagem premiada foi capturada no Laboratório de Caracterização Estrutural da UFSCar e revela a formação de espinélios ao longo dos planos em uma matriz de periclásio eletrofundido, criando um padrão visual que impressionou pela semelhança com uma bola de tênis quicando em uma quadra de saibro.

“No projeto, ferramentas computacionais e técnicas avançadas de caracterização vêm sendo utilizadas para propor materiais ecoamigáveis de composição complexa que possam substituir na indústria os agregados de magnésia-cromo eletrofundidos que, apesar do alto desempenho, são tóxicos”, diz o engenheiro. “Na imagem premiada, vê-se uma destas composições, que agora está passando por extensos testes para avaliar suas propriedades termomecânicas.”

A competição ocorreu durante o último congresso da Materials Science & Technology (MS&T), realizado nos Estados Unidos em outubro de 2024. Além de seu apelo estético, o concurso tem o objetivo de atrair um público mais amplo e despertar o interesse de novos estudantes para a área dos materiais cerâmicos.

A imagem vencedora pode ser vista pelo site da American Ceramic Society.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso