A equipe do Projeto Temático “Experiência arquigrafia 4.0”, sediado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo (FAU-USP), e o grupo de pesquisadores do laboratório LEIRIS, da Université Paul-Valéry Montpellier 3 (França), iniciaram em outubro de 2024 as missões acadêmicas entre Brasil e França para investigar os imaginários urbanos contemporâneos de forma interdisciplinar. Essa cooperação internacional é apoiada pela FAPESP na modalidade São Paulo Researchers in International Collaboration (SPRINT).
O coordenador da proposta, Artur Rozestraten, menciona que o objetivo do SPRINT é promover interações acadêmicas em diversos níveis, como a organização de eventos científicos conjuntos e a proposição de projetos em cooperação. Um exemplo disso é o Colóquio Internacional Imaginário, Construir e Habitar a Terra (ICHT), que será realizado em 2025 na França, alternadamente com o Brasil.
A primeira missão acadêmica incluiu reuniões com a equipe do LEIRIS, coordenada pelo professor Fabio La Rocca, para tratar de questões como a organização do ICHT 2025 e a mobilidade de estudantes brasileiros como bolsistas BEPE/FAPESP. Rozestraten também participou de atividades de Mestrado na Université Paul-Valéry Montpellier 3.
Os resultados esperados ao final do SPRINT incluem uma ampliação da cooperação entre a FAU e a Université Paul-Valéry Montpellier 3, com enfoque nas humanidades, artes e questões sociais e urbanas contemporâneas. A convivência durante as missões pode resultar na formulação de projetos de pesquisa conjuntos e em uma continuação da parceria além do SPRINT.
Os pesquisadores estão atualmente redigindo termos de cooperação internacional entre as instituições para possibilitar a mobilidade de docentes como primeiro passo nessa direção.
Informações da Agência FAPESP