A febre amarela é uma doença transmitida por mosquitos infectados pelo vírus da febre amarela. No estado de São Paulo, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou a morte de seis pessoas por complicações da doença neste ano. Ao todo, foram registrados dez casos em diferentes municípios, como Amparo, Campinas, Joanópolis, Socorro e Tuiuti. Até o momento, não há transmissão em áreas urbanas.
De acordo com as autoridades de saúde, nenhuma das vítimas estava imunizada contra a febre amarela. A vacina contra a doença está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é recomendada a partir dos 9 meses de idade. Para crianças menores de 5 anos, são necessárias duas doses da vacina, enquanto para crianças acima dessa faixa etária e adultos, apenas uma dose é suficiente.
Com a chegada do Carnaval e de outros feriados, o Centro de Vigilância Epidemiológica alerta que todas as pessoas que planejam viajar para áreas com transmissão do vírus ou para regiões rurais e de mata devem revisar sua carteira de vacinação. Aqueles que ainda não foram vacinados ou têm dúvidas sobre sua imunização devem procurar uma Unidade de Saúde com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem.
Além da vacinação, é fundamental adotar medidas de proteção individual, como o uso de roupas adequadas, como calças e camisas de manga longa, sapatos fechados e a aplicação de repelente nas áreas expostas do corpo. Para crianças menores de 6 meses, é recomendado o uso de mosquiteiros nos berços e carrinhos.
Os mosquitos transmissores da febre amarela têm hábitos diurnos, por isso é importante manter as precauções durante todo o dia, principalmente em locais como parques, trilhas, chácaras, sítios e pesqueiros.
A presença do vírus da febre amarela também foi detectada em macacos em outros estados do país, como Minas Gerais, Roraima e Tocantins, além de casos em diversas regiões de São Paulo. Vale ressaltar que os macacos não transmitem a doença, mas são vítimas, da mesma forma que os humanos. Nos primatas, a febre amarela pode ser fatal em até sete dias após os primeiros sinais de infecção.
Os sintomas iniciais da doença em humanos incluem febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, fadiga, fraqueza, náuseas e vômitos. Portanto, é fundamental ficar atento à saúde e adotar medidas de prevenção, como a vacinação e a proteção individual, para evitar a propagação da febre amarela.
Ao se precaver e manter a imunização em dia, é possível reduzir os riscos de transmissão da doença e garantir a saúde e bem-estar da população. Vamos todos nos cuidar e agir de forma responsável para combater a febre amarela e proteger a nós mesmos e aos nossos familiares.