A monografia experimental "Fieldnotes from Mexico – La noche de Iguala (2014-15)" foi escrita por Olof Kjell Oscar Ohlson, pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Este livro, que será publicado pela EdUFSCar em 2024, busca retratar o ativismo mexicano contemporâneo, proporcionando voz às experiências e perspectivas dos ativistas.
Financiada pela FAPESP, a obra é composta por notas de campo editadas sobre movimentos ativistas mexicanos que surgiram em resposta à "indignação por Ayotzinapa", uma revolta popular contra a violência estatal ocorrida entre 2014 e 2015. O livro abrange um período de 18 meses, além de incluir uma breve estadia de campo em 2022.
Ohlson descreve o tema do livro como resistência, tanto armada quanto pacífica. Ele se apresenta como uma monografia experimental, escrita em uma linguagem direta e acessível a um público amplo. A obra ilustra uma forma inovadora de realizar etnografia, utilizando notas de campo como um método para escrever antropologia, além de coletar dados.
O livro documenta as histórias de movimentos ativistas mexicanos que buscam justiça e verdade para as vítimas da violência ligada ao narcotráfico no México. Ele enfatiza as lutas de quatro movimentos pacíficos formados por parentes de vítimas de violência, assim como dois movimentos indígenas armados, que tentam alcançar autonomia e autogoverno. Essas histórias são apresentadas por meio de biografias curtas de ativistas, entrevistas transcritas, discursos, canções de protesto e slogans. Além disso, as narrativas incluem relatos em primeira pessoa, como se fossem contadas por desaparecidos, baseadas em relatos de famílias sobreviventes e imortalizadas em um memorial na Cidade do México.
Ohlson ressalta a importância do apoio da FAPESP para a pesquisa de campo. Embora o trabalho original tenha sido financiado pelo Fieldwork Grant da The Wenner-Gren Foundation, o livro também integra notas de campo obtidas durante uma viagem mais recente, realizada entre outubro e novembro de 2022, com o suporte da FAPESP.
Com 225 páginas, "Fieldnotes from Mexico – La noche de Iguala" tem o preço de R$ 63,92 e está disponível para compra no site da EdUFSCar. Para mais informações, acesse o site da EdUFSCar.
Informações da Agência FAPESP