FAPESP, Institut Pasteur de São Paulo e USP: Nova Chamada de Pesquisa Lançada

Por Redação
2 Min

A FAPESP lançou uma chamada de propostas em parceria com o Institut Pasteur de São Paulo (IPSP) e a Universidade de São Paulo (USP), resultante do acordo de cooperação assinado em dezembro de 2021. Este edital é uma oportunidade valiosa para jovens pesquisadores nas ciências da vida, que tenham interesse em liderar um grupo de pesquisa por quatro anos (“G4”) no IPSP, anteriormente conhecido como Plataforma Científica Pasteur-USP.

Oportunidade para Pesquisadores nas Ciências da Vida

Os candidatos devem ser, preferencialmente, cientistas com pós-doutorado em início ou meio de carreira, com cinco a oito anos de experiência, que busquem criar um grupo de pesquisa independente alinhado à estratégia científica do instituto anfitrião. Os projetos propostos precisam ser inovadores, realistas e viáveis dentro do prazo estipulado de quatro anos de apoio.

Requisitos e Expectativas do Projeto

O selecionado deverá conduzir suas pesquisas de forma independente, iniciar colaborações e demonstrar a capacidade de garantir financiamento internacional. Além disso, o beneficiário da bolsa G4 será incentivado a desenvolver habilidades de gerenciamento de equipe, supervisionar estudantes de mestrado e doutorado, bem como estagiários.

Temas de Pesquisa Prioritários

Os projetos devem focar em temas relevantes, tais como:

  • Biologia estrutural de patógenos emergentes e reemergentes
  • Identificação dos ligantes dos patógenos e dos receptores celulares de seus hospedeiros
  • Proteômica e tecnologias multiômicas para identificação de novos biomarcadores e marcadores de gravidade da doença
  • Descoberta de fármacos

Prazo para Submissão de Propostas

Os interessados devem enviar suas pré-propostas até o dia 21 de março. Para mais informações, acesse a chamada completa em: fapesp.br/17399.

Esta é uma excelente oportunidade para jovens cientistas se destacarem na pesquisa científica e contribuírem para avanços significativos nas ciências da vida.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso