Microsoft e Asus lançam laptop capaz de rodar jogos do Xbox

4 Min

A Microsoft, em sua busca por inovar e aumentar a conectividade entre suas plataformas, firmou uma importante parceria com a Asus para desenvolver um novo console portátil que permitirá aos usuários jogarem títulos do Xbox de forma prática e dinâmica. A informação foi divulgada por The Verge e ressalta uma estratégia mais ampla da Microsoft, que visa unificar a experiência Xbox e Windows.

O dispositivo, codificado como “Kennan“, contará com uma interface inspirada no Xbox e será alimentado pelo sistema operacional Windows. Com essa colaboração, a Asus, já conhecida pelo seu console portátil, o ROG Ally, será responsável pela fabricação do novo gadget. Essa iniciativa surge à medida que a Microsoft deseja criar um ecossistema unificado para jogos, permitindo que usuários de ambas as plataformas acessem uma biblioteca de jogos acessível em diversos dispositivos.

Além disso, a nova linha de produtos está sob um projeto chamado “Projeto Bayside“. O foco deste projeto é garantir uma experiência de interface consistente em todos os dispositivos compatíveis, abrangendo não apenas consoles e PCs, mas também, evidentemente, dispositivos portáteis. A Microsoft está comprometida em fornecer títulos que atendam a essa unidade de plataforma, facilitando a vida dos desenvolvedores, que criarão jogos para múltiplas bases.

Para concretizar essa integração, a Microsoft também está direcionando esforços para a criação de uma única loja de jogos. Isso permitirá uma transição mais suave entre espaços e facilitará os desenvolvedores na criação de títulos que operem de forma fluida em consoles, PCs e agora também portáteis.

A expectativa é alta quanto ao progresso do “Kennan”. O lançamento do console portátil pode ser antecipado para o próximo ano, embora a Verge mencione que essa data ainda está indefinida e sujeita a alterações. Atualmente, rumores indicam que “Kennan” poderá sair em 2025, mas a big tech admite que ajustes estratégicos poderão atrasar o lançamento.

Além disso, a Microsoft possui planos de tornar jogos antigos do Xbox jogáveis também em PCs, uma decisão que contribui para a utilização junto aos novos dispositivos portáteis. Isso reforça a estratégia de maximizar a oferta de títulos de jogos da empresa para uma base vasta de usuários.

Vale ressaltar que, enquanto a empresa está envolvida com o desenvolvimento do “Kennan”, esse projeto não está diretamente relacionado ao possível console portátil oficial do Xbox, cuja existência foi mencionada em campanhas anteriores. De acordo com o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, o aparelho em questão pode ocorrer somente até 2027, dado o ritmo das novas inovações tecnologicamente integradas sendo propostas.

Esses progressos indicam que a Microsoft está realmente aprofundando suas ambições no mercado de jogos portáteis, um espaço que continua a crescer com a maior penetração dos videogames portáteis. Essa notícia reflete um desejo claro da companhia em não apenas manter sua atual base de jogadores, mas também em expandir-se de maneira inovadora. Jogadores em geral clamarão pela integração maior dos ecossistemas Xbox e Windows, e a Microsoft aparentemente está se movendo nessa direção.

Através dessa Hybrid Initiative, a expectativa é de que a Microsoft faça sua marca os influentes da indústria, respondendo de maneira eficientemente integrada ao panorama das experiências de jogos do presente e do futuro. Enquanto os detalhes finais do dispositivo vão sendo desenvolvidos, os fãs da Microsoft e da Asus esperam ansiosamente por um resultado consolidatório que possa moldar definitivamente o que operacionalizar inteiramente uma experiência de jogo portátil representa na era digital. Com essas últimas movimentações, resta acompanhar o desenrolar dos próximos projetos e o momento em que a companhia estará prontamente estabelecendo novas diretrizes.

Compartilhe Isso