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Especialistas destacam a importância dos dados e evidências para combater desigualdades na educação básica

Por Redação
5 Min

A importância da qualidade na educação e resolução das desigualdades escolares

A inclusão de todas as crianças na educação básica continua sendo um desafio no Brasil, mas a atenção dos gestores agora se volta principalmente para a melhoria da qualidade do ensino. A redução das desigualdades entre alunos, escolas e regiões do país é uma meta fundamental. Para enfrentar essa questão, é essencial coletar e analisar dados que possam orientar eficazmente as ações.

O Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, realizado de forma virtual em 17 de março, trouxe à tona essa importante discussão. Durante o evento, Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, ressaltou que, "Cerca de 30 anos atrás, o problema era colocar todas as crianças na escola. Hoje, nosso desafio mudou de campo e está na questão da qualidade do ensino."

Mozart Neves Ramos, da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEARP-USP), enfatizou a relevância de equilibrar quantidade e qualidade na educação. Ele coordenou o projeto “Uso de modelagens estatísticas e ciências dos dados para melhorar aprendizagens e reduzir desigualdades escolares das redes públicas de ensino”, apoio que é vital para entender que cerca de 1,7 milhão de crianças ainda estão fora da escola.

A definição de qualidade na educação

Mozart Ramos definiu qualidade em quatro aspectos essenciais: acesso, permanência, aprendizado esperado em cada etapa escolar e conclusão na idade apropriada. Ele destacou que a desigualdade na aprendizagem se manifesta não apenas entre redes de ensino, mas também dentro das mesmas, especialmente entre diferentes grupos raciais. Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) revelam que crianças negras pontuam, em média, 30 pontos menos do que as brancas, um déficit equivalente a quase três anos a menos de aprendizagem.

Fernando Padula Novaes, secretário municipal de Educação de São Paulo, observou que existe um saudosismo em relação à educação pública do passado. Segundo ele, embora a década de 1970 tenha sido marcada por uma educação "para poucos", houve avanços significativos desde a universalização do ensino fundamental nos anos 1990, apesar da persistência de um "negacionismo pedagógico".

Indicadores de desigualdade na educação

Em sua pesquisa, Mozart Ramos desenvolveu uma metodologia baseada em dados para identificar e mensurar desigualdades nas redes de ensino em cinco cidades do interior paulista e agora aplica essa metodologia na rede municipal de ensino da capital. Ele destacou a importância dos dados, mencionando que aproximadamente um terço das 616 unidades de ensino da cidade de São Paulo não teve nota no Saeb, o que impossibilita uma avaliação precisa do aprendizado dos alunos.

A análise socioeconômica explica cerca de 40% do desempenho escolar, e para tomar decisões informadas, é necessário ter acesso a dados concretos e evidências. A implementação de ações de colaboração entre as escolas de uma mesma área se torna possível através de mapas georreferenciados, que permitem visualizar as condições de cada instituição de ensino.

O papel dos educadores na qualidade da educação

A continuidade da formação e a qualidade dos educadores foram temas abordados no debate. Padula propôs uma reflexão sobre a formação dos professores e a necessidade de aumentar o piso salarial para tornar a carreira mais atrativa. A falta de um diretor capaz de mobilizar a comunidade escolar em torno de um projeto pedagógico pode comprometer o sucesso educacional.

O debate contou com a participação de especialistas e gestores educacionais, refletindo a necessidade de uma abordagem integrada na solução dos desafios da educação no Brasil. A análise e interpretação de dados devem ser prioridade nas Secretarias de Educação, com suporte de plataformas e aplicativos que facilitem o acesso à informação.

O Ciclo ILP-FAPESP é uma iniciativa que busca envolver a sociedade, legisladores e gestores públicos na discussão sobre educação. Para ver a gravação do evento, acesse: www.youtube.com/watch?v=y4a7H2C1Chg.

Informações da Agência FAPESP

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