Prazo Prorrogado para Submissão de Propostas da FAPESP
O prazo para envio de propostas a três editais da FAPESP foi prorrogado até domingo, 6 de abril. Esses editais incluem duas chamadas em parceria com a Fundação Nacional de Pesquisa (NRF) da África do Sul e uma terceira com a Fundação Nacional de Ciência da Suíça (SNSF).
Editais em Parceria com a NRF
A primeira chamada, parte do Programa CORE, visa apoiar atividades de pesquisa colaborativa entre pesquisadores sul-africanos e de São Paulo. As propostas devem abordar áreas prioritárias como:
- Democracia e cidadania na África do Sul e Brasil
- Racismo, gênero e desigualdades sociais
- Violência social e segurança pública
- Espaços urbanos e identidade em áreas periféricas
- Conhecimento indígena e sustentabilidade ambiental
- Artes, cultura e ética
- Arquivamento digital e patrimônio
A FAPESP oferece financiamento de até R$ 600 mil por projeto, com duração máxima de 36 meses.
A segunda chamada apoia atividades de mobilidade entre grupos de pesquisa, focando em pesquisadores emergentes, como pós-doutorandos e aqueles com até 40 anos. As propostas são aceitas em todas as áreas do conhecimento, com financiamento de até R$ 400 mil e duração de até dois anos.
Requisitos para Submissão
As propostas devem ser redigidas em inglês de forma conjunta, envolvendo pesquisadores responsáveis da África do Sul e de São Paulo. Cada pesquisador deve submeter a proposta à sua agência de fomento local, utilizando o Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP.
Edital com a SNSF
O edital em colaboração com a SNSF destina-se a apoiar projetos de pesquisa colaborativos entre pesquisadores da Suíça e do Estado de São Paulo. As propostas também podem ser apresentadas em todas as áreas do conhecimento e receberão suporte financeiro para a equipe paulista. Os projetos podem ser financiados nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular (até 36 meses) ou Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático (até 48 meses).
A SNSF cobrirá os custos da equipe suíça e permitirá que pesquisadores de um terceiro estado ou país se juntem à proposta, com a condição de que não mais que 20% do orçamento da SNSF seja solicitado para estes custos, com o restante proveniente de outra fonte.
Os pesquisadores de São Paulo e da Suíça podem submeter propostas colaborativas, com a liderança alternando entre a FAPESP e a SNSF. A SNSF, como agência líder, será responsável pela análise de mérito das propostas em nome das duas instituições.
Aproveite esta oportunidade para impulsionar sua pesquisa!
Informações da Agência FAPESP