Conferência sobre Migrações: Hospitalidade e Hostilidade
Nos debates públicos sobre migrações, frequentemente se contrapõem hostilidade e hospitalidade, acolhida e rejeição, fechamento e abertura a estrangeiros. É essencial entender a interconexão entre essas duas concepções antagônicas. Quais são as continuidades e rupturas entre hospitalidade e hostilidade? Como superar o paradoxo da "hospitalidade"?
Esse será o tema central do segundo evento da série Conferências FAPESP 25, que contará com a participação do destacado antropólogo francês Michel Agier. Ele é professor na École des Hautes Études en Sciences Sociales e membro do Centre d’études des mouvements sociaux (CEMS).
Michel Agier tem vasta experiência em antropologia urbana e estudos raciais e étnicos, tendo desenvolvido pesquisas na África, Brasil e Colômbia. Desde 2000, ele coordena trabalhos de campo que abordam questões de fronteira, campos de refugiados e as complexidades da condição migratória, abordando questões contemporâneas relevantes.
A moderação da conferência ficará a cargo de Ana Carolina Maciel, historiadora, documentarista e professora do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Detalhes do Evento:
- Data: Quinta-feira, 17 de abril
- Horário: Das 10h às 12h
- Local: Prédio da Fundação, Rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo
- Participação: Gratuita e aberta ao público
Para mais informações e inscrições, acesse: fapesp.br/17495
Essa conferência é uma oportunidade imperdível para quem se interessa por migrações, políticas públicas e as complexidades do acolhimento de estrangeiros na sociedade contemporânea. Não perca a chance de se aprofundar em questões que permeiam a nossa realidade.
Informações da Agência FAPESP
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.