A FAPESP lançou uma nova chamada para a modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), que disponibiliza recursos para a organização de cursos de curta duração focados em pesquisa avançada em diversas áreas do conhecimento.
O que é a Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA)?
Esta é a 19ª edição da chamada da modalidade Auxílio à Organização de Reunião Científica: Escola São Paulo de Ciência Avançada, que é anual. O objetivo principal é apoiar total ou parcialmente a realização de cursos de curta duração que abordem temas na fronteira da ciência e da tecnologia, alinhados a pesquisas internacionalmente competitivas realizadas no Estado de São Paulo.
Benefícios para Cientistas e Estudantes
Cientistas com interesses comuns se reunirão em formato presencial, por um período de dez a 14 dias, promovendo discussões intensas e análise dos tópicos mais avançados em seus campos de pesquisa. Os palestrantes convidados, tanto do Brasil quanto do exterior, devem ser cientistas de alta qualificação, reconhecidos em suas áreas de atuação.
Os estudantes que participarem devem estar matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação, tanto no Brasil quanto no exterior, e ser potenciais candidatos a cursos de mestrado, doutorado ou estágios de pós-doutorado em instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. A participação de alguns jovens doutores também será considerada.
Durante o curso, os estudantes terão a oportunidade de apresentar os resultados de suas pesquisas em andamento em sessões de pôsteres, que farão parte do programa.
Processo de Seleção e Datas Importantes
Nesta chamada, serão selecionadas até cinco escolas, cujo início está previsto para março de 2026. Para esclarecer dúvidas, a FAPESP realizou um evento virtual, que está disponível no canal da FAPESP no YouTube.
As submissões de propostas serão aceitas até o dia 9 de maio pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP.
Para mais informações sobre a chamada, acesse: fapesp.br/17354.
Informações da Agência FAPESP