Assim como acontece com outros aplicativos, o WhatsApp vai parar de funcionar em alguns modelos antigos de celulares. A partir do dia 30 de junho, os smartphones BlackBerry, BlackBerry 10, Nokia S40 e Nokia Symbian S60 não terão mais acesso ao app de mensagens. Você tem algum destes equipamentos? Calma! Há uma luz no fim do túnel.
A Proteste, instituição que atua na defesa dos direitos do consumidor, informou que vai notificar a empresa para impedir a suspensão do serviço nos aparelhos antigos, de acordo com publicação do Olha Digital.
Segundo o órgão, “a obsolescência programada dos celulares é um desrespeito ao consumidor, especialmente por quem opta por utilizar um aparelho mais antigo, uma vez que o acesso ao serviço de telefonia é provido por todas as operadoras no país”.
Leia Também
A Proteste lembra também que o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, no inciso IX, diz que é proibido “recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais”.
O WhatsApp se defende justificando que modelos antigos não têm capacidade suficiente para que as funções do aplicativo sejam utilizadas corretamente.