Um novo golpe no WhatsApp se aproveita da greve de caminhoneiros, em vigor no Brasil, para enganar usuários do mensageiro. A ameaça usa como isca um link malicioso que, supostamente, mostraria postos de gasolina com combustível disponível. Ao tentar acessar a lista, porém, as vítimas seriam encaminhadas a páginas de serviços pagos e apps de origem duvidosa.
De acordo com informações da Kaspersky Lab, cerca de 60 mil usuários foram vítimas da fraude em menos de 24 horas. A forma de disseminação já é comum no WhatsApp – que, por ser o app de mensagens mais popular do país, virou alvo constante de cibercriminosos.
Como o golpe funciona
O ataque chega ao usuário por meio de uma mensagem no WhatsApp. O texto contém os dizeres “Aqui esta a lista dos postos que receberão gasolina hoje, confira” e um link encurtado que, em teoria, levaria à lista com os postos de gasolina que ainda possuem o combustível.
Ao acessar o endereço, no entanto, os criminosos pedem que a vítima informe a cidade e o estado em que se encontra, para que se possa acessar o conteúdo. A lista de postos não é exibida em seguida. Depois de compartilhar o mesmo link com sua lista de contatos, ele também a redireciona para outros portais que oferecem serviços premium, páginas repletas de propaganda ou até mesmo para aplicativos de origem duvidosa, que podem danificar o aparelho.
Leia Também
De acordo com a Kaspersky Lab, os criminosos estão lucrando, principalmente, com as milhares de visualizações nas páginas cheias de publicidade, e também com a instalação dos aplicativos maliciosos sugeridos pela página.