Nasa envia foguete de R$ 1,5 bilhão para colidir com asteroide que tem a Terra como “alvo”

Por Redação
2 Min

Para além das várias tentativas de lançar a missão Artemis I, um outro projeto mais urgente está nos planos da Nasa. A missão Dart (Double Asteroid Redirection Test), vai colidir uma espaçonave de R$ 1,5 bilhão contra um asteroide que tem como ‘alvo’ o nosso planeta.

A consolidação da missão inédita está prevista para a próxima segunda-feira (26/9), quando haverá o choque com o asteroide Dimorphos. O objetivo da missão, que é um teste, é pôr à prova o plano de defesa planetária. Nesse caso, não destruindo o Dimorphos, mas alterando sua trajetória.

“Precisamos estar preparados se alguma vez formos ameaçados por um desses enormes corpos emergindo do vazio do espaço. Nossos esforços de observação estão aumentando, nosso estudo dessas relíquias está desenrolando seus segredos, e a história dos asteroides é uma parte crescente de nossa investigação científica”, escreveu a agência.

Esse asteroide é considerado pequeno, medindo cerca de 170 metros de largura. O Dart foi lançado em novembro do ano passado. A Nasa vai transmitir o evento em tempo real e a gravação será feita por uma câmera acoplada na nave.

 

É importante ressaltar que, por causa da velocidade, seria muito difícil parar um asteroide em direção à Terra há poucos quilômetros de distância. Os resultados dessa missão irão validar e melhorar os modelos científicos essenciais para prever a eficácia do método para o desvio de asteroides em rota de colisão com o nosso planeta. O intuito da utilização da espaçonave para colidir com esses corpos celestes seria mudar sua trajetória, para isso, é importante que o mapeamento de asteroides desse tamanho seja feito cada vez com maior qualidade e precisão para evitar qualquer risco real de colisão deles com a Terra.

TAGGED:
Compartilhe Isso