Um grupo de cientistas anunciou a descoberta de um buraco negro com massa cerca de 12 bilhões de vezes maior que o Sol. O estudo foi publicado na quarta (25) na revista Nature.
O buraco negro da categoria supermassivo foi criado em uma época em que o universo tinha menos de 1 bilhão de anos (hoje estima-se que tenha 13 bilhões de anos). Ele está localizado dentro do Quasar J0100+2802. Quasares são objetos astronômicos com um núcleo ativo de tamanho intermediário entre uma estrela e uma galáxia. Estão entre os objetos mais luminosos, poderosos e energéticos do universo.
A descoberta pode ajudar a comunidade científica a entender melhor a formação das galáxias e o funcionamento desses buracos.
O grupo de astrônomos considera que o buraco negro tenha sido criado 900 milhões de anos depois do Big Bang, fenômeno tido como início da criação de tudo o que existe. O estudo foi coordenado por Xue-Bing Wu, da Universidade de Pequim.
Como foi feita a descoberta
Wu e sua equipe usaram dados de projetos de inspeção e estudos como o SDSS (exploração digital do espaço Sloan, na sigla em inglês) e o 2MASS (Reconhecimento em Dois Micrometros do Céu Completo). Eles ainda usaram informações do estudo da Nasa Wide-Field Infrared Survey Explorer (WISE).
Esses estudos conseguem dar mais precisão às medições do universo observável. Apesar de raro, a descoberta abre novas possibilidades para entender as características do universo durante as primeiras centenas de milhões de anos após o Big Bang.
Referencia
- Xue-Bing Wu, Feige Wang, Xiaohui Fan, Weimin Yi, Wenwen Zuo, Fuyan Bian, Linhua Jiang, Ian D. McGreer, Ran Wang, Jinyi Yang, Qian Yang, David Thompson, Yuri Beletsky. An ultraluminous quasar with a twelve-billion-solar-mass black hole at redshift 6.30. Nature, 2015; 518 (7540): 512 DOI:10.1038/nature14241