Restos de Foguete Chinês Iluminam Céu Baiano

Por Redação
2 Min

Na noite de sexta-feira (22), um espetáculo celestial surpreendeu moradores de diversas cidades da Bahia, marcado por um clarão intenso no céu.
Esta semana já havia sido marcada por outro evento semelhante, quando a queda de um meteoro também iluminou o céu em diferentes regiões da Bahia. Contudo, pesquisadores asseguram que ambos os casos não possuem relação entre si, sendo apenas uma coincidência temporária.

A Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, também registrou indícios de lixo espacial provenientes da queda do foguete chinês.

O espetáculo celeste não se limitou apenas à Bahia, alcançando também moradores de cidades do Rio Grande do Norte e do Piauí. Salvador, Capão, Serrinha, Feira de Santana, Canarana, Lençóis e Mucugê foram algumas das localidades que testemunharam o clarão provocado pelos restos do foguete.

Segundo Alexsandro Mota, divulgador científico e especialista em monitoramento de meteoros, o fenômeno foi desencadeado pelo estágio do foguete Longa Marcha 2C, que orbitava a Terra desde 2018. A gradual perda de altitude devido ao atrito com as moléculas do ar e a consequente diminuição de velocidade levaram os restos do foguete a entrar na atmosfera.

“A reentrada pode ocorrer com muita velocidade. Estamos falando de milhares de quilômetros por hora, cerca de 7 mil km por hora. Por isso, ocorre todo esse show luminoso no céu, pois a atmosfera, ao ser atingida por um objeto nessa velocidade, fica incandescente e brilha intensamente”, explicou Alexsandro Mota.

Compartilhe Isso