Grande invasão de hackers com apoio russo atinge sistemas da Microsoft
Hackers apoiados pela Rússia conseguiram acessar alguns dos principais sistemas de software da Microsoft em um ataque revelado pela empresa nesta sexta-feira. A invasão foi mais extensa e séria do que se pensava inicialmente.
A Microsoft afirmou que os hackers conseguiram acesso aos repositórios de código-fonte e sistemas internos da empresa, utilizando informações roubadas dos sistemas de e-mail corporativos da Microsoft. O código-fonte é um elemento essencial de um programa de software e hackers com acesso a ele podem realizar ataques subsequentes a outros sistemas.
O hack foi descoberto em janeiro, pouco antes da Hewlett Packard Enterprise também revelar uma violação em seus sistemas de e-mail baseados em nuvem pelos mesmos hackers. A verdadeira extensão e finalidade da atividade ainda não são claras, mas especialistas apontam que o grupo responsável tem histórico de campanhas de coleta de informações em apoio ao Kremlin.
O grupo de hackers já esteve envolvido em violações de sistemas de e-mail de agências dos EUA no passado, incluindo o notório ataque de 2020 usando o software da SolarWinds. Autoridades dos EUA associam o grupo ao serviço de inteligência estrangeiro da Rússia, embora o país negue qualquer envolvimento.
Nos anos após o ataque de 2020, os hackers russos continuaram a invadir empresas de tecnologia como parte de suas operações de espionagem. Com base na atividade recente, a Microsoft acredita que os hackers estão usando as informações roubadas para planejar e executar novos ataques.
Até o momento, a Microsoft não identificou comprometimento nos sistemas de suporte ao cliente. A empresa afirmou que a situação está em desenvolvimento e continuará a ser monitorada e atualizada.
Essa invasão destaca a crescente sofisticação e ousadia dos hackers apoiados pelo Estado russo. As empresas de tecnologia e agências governamentais estão constantemente lutando para proteger seus sistemas contra tais ataques, que representam uma séria ameaça à segurança cibernética global.
A comunidade internacional está atenta a esses eventos e já iniciou debates sobre possíveis medidas a serem tomadas para conter a atividade dos hackers russos. A segurança cibernética tornou-se uma prioridade cada vez maior para governos e empresas em todo o mundo, à medida que a tecnologia desempenha um papel fundamental em nossas vidas cotidianas.