Dois eventos celestes serão destaque nesta semana: a conjunção entre a Lua e Júpiter e o pico de atividade da chuva de meteoros Gama Normídeos.
Na quarta-feira (13), Júpiter estará em uma posição próxima da Lua no céu, marcando o ponto de aproximação máxima às 19h44, no horário de Brasília. A conjunção entre os dois corpos celestes está programada para as 22h03.
A diferença entre os momentos de aproximação máxima e a conjunção reside na definição astronômica. Enquanto o appulse refere-se à separação mínima aparente entre dois corpos no céu, a conjunção ocorre quando os objetos compartilham a mesma ascensão reta.
Em São Paulo, a dupla Lua e Júpiter será visível das 18h37 às 21h, possibilitando a observação do appulse, já que durante a conjunção os astros estarão abaixo da linha do horizonte. A magnitude da Lua será de -10.9 e a de Júpiter de -2.1, ambos localizados na constelação de Áries.
Embora a proximidade entre os dois corpos celestes não seja suficiente para ser observada através de um telescópio, será possível enxergá-los a olho nu ou com a ajuda de binóculos.
Antes de se encontrar com Júpiter, a Lua visitou Marte e Vênus neste mês, em uma série de conjunções devido à órbita terrestre no plano da eclíptica, onde os planetas também orbitam o Sol.
### Chuva de meteoros Gama Normídeos
A chuva de meteoros Gama Normídeos tem seu radiante localizado na constelação de Norma, no hemisfério sul do céu, e ocorre anualmente entre os dias 25 de fevereiro e 22 de março. No dia 13, atingirá sua atividade máxima, com a possibilidade de observar até 10 “estrelas cadentes” por hora.
Essas chuvas de meteoros são eventos recorrentes que ocorrem quando a Terra atravessa a trilha de detritos deixados por corpos espaciais, geralmente cometas. No caso da Gama Normídeos, a origem do objeto cósmico responsável por essa chuva é desconhecida pelos astrônomos.
Após esse acontecimento, ainda teremos mais quatro chuvas de meteoros no primeiro semestre e seis no segundo, proporcionando aos entusiastas da astronomia muitas oportunidades para contemplar esse espetáculo celeste.