Veja o “Cometa do Diabo” junto à galáxia Andrômeda

Por Redação
3 Min

Conjunção astronômica rara: Cometa do Diabo passa pela galáxia Andrômeda

Na terça-feira (12), uma conjunção astronômica extremamente rara irá ocorrer, marcando a passagem do 12P/Pons-Brooks – conhecido como o “Cometa do Diabo” – pela galáxia Andrômeda. Essa ocorrência, prevista para daqui a 71 anos, será um espetáculo único para os entusiastas da astronomia.

O que você precisa saber sobre essa passagem:

– Andrômeda, a galáxia espiral mais próxima da Via Láctea, está localizada a 2,54 milhões de anos-luz do Sistema Solar;
– O 12P/Pons-Brooks é um cometa criovulcânico, composto por uma concha dura e gelada cheia de gás, poeira e gelo, além de uma cauda feita do material que vaza de seu interior;
– O apelido “Cometa do Diabo” é devido ao formato de chifre que sua cauda assume durante erupções;
– Com uma órbita elíptica de 71 anos, o cometa passará pela galáxia Andrômeda pela primeira vez em mais de sete décadas.

O Cometa do Diabo recebe esse apelido por causa da cauda que assume formato de par de chifres quando o corpo criovulcânico entra em erupção. Crédito: Comet Chasers/Richard Miles

Essa extraordinária passagem do cometa pela galáxia Andrômeda oferece uma oportunidade única para observadores e amantes da astronomia testemunharem um evento tão especial no céu. Para tornar essa experiência ainda mais acessível, o evento terá transmissão online em tempo real pelo Virtual Telescope Project, um projeto do Observatório Astronômico Bellatrix, sediado em Roma, Itália. A transmissão estará disponível a partir das 15h30 (horário de Brasília) através deste link.

Galáxia de Andrômeda. Créditos: Marcelo Zurita

O Cometa do Diabo, conhecido por sua tonalidade verde e explosões esporádicas, tem se aproximado do Sistema Solar interno e está previsto para estar mais próximo da Terra em junho. Atualmente, ele exibe um brilho verde incomum, indicando altos níveis de dicarbono em sua coma e cauda. Classificado como um cometa criovulcânico, esse fenômeno celeste é como um vulcão de gelo que ocasionalmente entra em erupção quando a radiação solar atinge sua superfície, tornando-o mais brilhante e visível na escuridão da noite.

Não perca essa oportunidade única de testemunhar a passagem do Cometa do Diabo pela galáxia Andrômeda, um evento que só ocorre uma vez a cada 71 anos. As transmissões online proporcionarão uma visão privilegiada desse espetáculo cósmico, permitindo que pessoas de todo o mundo desfrutem dessa rara conjunção astronômica. Prepare-se para se maravilhar com a beleza e grandiosidade do universo, enquanto o Cometa do Diabo ilumina os céus e deixa sua marca na história da astronomia.

Compartilhe Isso