Astronautas retornam à Terra após seis meses no espaço

Por Redação
3 Min

A missão SpaceX Crew-7, que marca a sétima viagem tripulada da empresa aeroespacial de Elon Musk em parceria com a NASA para transportar astronautas até a Estação Espacial Internacional (ISS) e trazê-los de volta à Terra, está chegando ao seu fim. O desacoplamento da cápsula Dragon Endurance do laboratório orbital ocorreu às 12h20, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pela NASA Television, no site da agência e no YouTube, enquanto a ISS sobrevoava o Havaí.

A equipe a bordo do veículo é composta por Jasmin Moghbeli, da NASA, Andreas Mogensen, da Agência Espacial Europeia (ESA), Satoshi Furukawa, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e o cosmonauta Konstantin Borisov, da agência espacial russa (Roscosmos), que agora estão rumo à Terra após passarem 199 dias vivendo e trabalhando na estação espacial.

Os astronautas da Crew-7 realizaram diversas atividades ao longo de sua estadia na ISS. Eles realizaram centenas de experimentos, lidaram com o transporte de diversas espaçonaves de carga de suprimentos e receberam a tripulação da missão privada Ax-3, da Axiom Space, durante sua breve visita de aproximadamente duas semanas ao complexo orbital. Moghbeli e Loral O’Hara, também da NASA, fizeram parte da quarta caminhada espacial totalmente feminina em 1º de novembro de 2023.

Além das atividades científicas e operacionais realizadas a bordo da ISS, os astronautas também registraram imagens incríveis do espaço. Mogensen capturou fenômenos como o airglow e o “duende vermelho”, enquanto Furukawa registrou paisagens da Líbia, do deserto do Saara e do Mar Mediterrâneo. Borisov compartilhou parte de sua experiência na ISS em sua conta no Instagram, explicando os trabalhos que estava realizando, como o experimento biotecnológico FAGEN.

Com o retorno da Crew-7 à Terra marcado para terça-feira, às 6h35 da manhã, horário de Brasília, a NASA realizará transmissão ao vivo do splashdown nas plataformas digitais da agência a partir das 5h30. Enquanto isso, uma nova equipe de astronautas já está na ISS para substituir o quarteto que está retornando. A missão Crew-8, composta por Matthew Dominick, Michael Barratt, Jeanette Epps e Alexander Grebenkin, da Roscosmos, chegou à estação espacial no início deste mês.

A SpaceX, juntamente com a Boeing, é uma das empresas comerciais com contratos multibilionários com a NASA para transportar astronautas até a ISS. A Boeing planeja lançar seu primeiro voo tripulado em sua espaçonave Starliner ainda este semestre. Com o sucesso da missão SpaceX Crew-7 e a chegada da Crew-8, a exploração espacial segue avançando e demonstrando a colaboração entre agências espaciais e empresas privadas em prol da pesquisa e da exploração do espaço.

Compartilhe Isso