SpaceX lança maior foguete do mundo pela terceira vez

Por Redação
3 Min

O lançamento do megafoguete Starship, o maior foguete do mundo, foi realizado com sucesso após duas tentativas anteriores resultarem em explosões. O veículo decolou nesta quinta-feira (14) da Starbase, local de lançamento da SpaceX, próximo à praia de Boca Chica, no sul do Texas, às 10h25 (horário de Brasília).

Inicialmente programado para às 9h, o Terceiro Teste de Voo Integrado (IFT-3) precisou ser adiado devido à presença de embarcações na área de retenção no Golfo do México e aos fortes ventos no local. Após a decolagem, cerca de 2min40s houve a separação dos estágios, com o estágio superior de 50 m seguindo para o espaço e o Super Heavy iniciando os preparativos para uma queima de retorno.

Durante a transmissão ao vivo, o porta-voz da SpaceX, Dan Huot, afirmou que os motores do Super Heavy não reacenderam conforme planejado, resultando na perda do propulsor. O estágio superior continuou voando após a separação, mas não tentou entrar em órbita completa, entrando em uma fase de costa suborbital para demonstrar sistemas de voo da espaçonave.

O Olhar Digital acompanhou e comentou todo o processo em tempo real, com apresentação de Bruno Capozzi, Lucas Soares e Marcelo Zurita. A SpaceX definiu objetivos ambiciosos para o voo, como a queima de subida bem-sucedida de ambos os estágios, a transferência de propelente durante a fase costeira do estágio superior, a religação de um motor Raptor no espaço e uma reentrada controlada.

Além disso, o foguete voou em uma nova trajetória, caindo no Oceano Índico em vez do Pacífico. Essa mudança permitiu à equipe experimentar novas técnicas, como queima de motores no espaço, garantindo mais segurança. Os objetivos tornaram o terceiro voo da Starship mais ambicioso do que os anteriores.

Os lançamentos anteriores do megafoguete Starship foram marcados por explosões. Em abril de 2023, o foguete explodiu após quatro minutos de voo. Em novembro do mesmo ano, ocorreu uma segunda explosão ao entrar em órbita. O Starship é composto por dois estágios, o propulsor Super Heavy e a espaçonave, projetados pela SpaceX para formar o foguete mais poderoso do mundo.

A NASA escolheu o megafoguete Starship como módulo de pouso lunar da missão Artemis 3, prevista para 2026. Antes desse marco, a SpaceX precisa realizar com sucesso um voo suborbital, algo que não foi alcançado nas tentativas anteriores. O megafoguete Starship representa um avanço significativo na exploração espacial e na possibilidade de levar astronautas à Lua.

Compartilhe Isso