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SAF: Entenda o que é Combustível Sustentável de Aviação

A implementação do SAF como combustível mais sustentável para aviação

Os aviões, em geral, utilizam gasolina e querosene de aviação como fontes de combustíveis, mas o SAF (Combustível Sustentável de Aviação) está sendo introduzido gradualmente como uma alternativa mais ecológica para os combustíveis de aviação comercial. A sigla em inglês SAF representa um combustível produzido a partir de matérias-primas renováveis, como biomassa ou energia elétrica renovável, capaz de reduzir as emissões de CO2 entre 70% e 90% em comparação com o querosene de aviação.

O que é SAF?

O SAF pode ser produzido a partir de diversos recursos sustentáveis, como óleos usados de origem orgânica (como óleo de cozinha usado), óleos vegetais, gordura animal, resíduos lignocelulósicos, lixo orgânico e até CO2 capturado de fontes industriais ou atmosféricas. Também conhecido como biojet ou BioQAV (querosene verde), o SAF possui a vantagem de reduzir outras emissões nocivas, como partículas e enxofre, além de ser classificado como um combustível “drop-in”, podendo substituir diretamente o querosene fóssil, sem a necessidade de alterações significativas nas aeronaves existentes para sua utilização.

Um avião de alta sustentação usaria metade do combustível que os aviões de hoje para a mesma carga útil, diz JetZero. Imagem: JetZero/Divulgação

Além de contribuir para a diversificação das fontes de combustível e a redução da dependência do petróleo, o SAF beneficia a saúde humana e o meio ambiente de forma geral. No entanto, sua implementação em larga escala ainda enfrenta desafios significativos.

Tipos de combustíveis de aviação

Existem dois principais tipos de combustíveis de aviação utilizados em aeronaves: gasolina de aviação (AVGAS) e querosene de aviação (QAV). Enquanto a gasolina de aviação é comumente usada em aeronaves menores, o querosene de aviação é o combustível principal para o transporte aéreo comercial, sendo essencial para aviões e helicópteros com turbinas a jato, turboélices ou turbofans. A composição química do combustível de aviação transforma energia química em energia térmica e, posteriormente, em energia mecânica que impulsiona as aeronaves. Gasolina (AVGAS) e querosene (JET A1) são os dois tipos mais utilizados na aviação.

A Air Transport Action Group (ATAG) destaca que o SAF possui características químicas semelhantes às do combustível de aviação convencional, com a vantagem de apresentar menos impurezas e uma densidade energética maior. Diversas companhias aéreas ao redor do mundo já testaram e adotaram o SAF em suas operações, visando reduzir as emissões de carbono e promover a sustentabilidade no setor.

O desafio da implementação em larga escala do SAF

Apesar dos benefícios do SAF, sua adoção em toda a frota aérea enfrenta desafios, que incluem questões econômicas, estruturais e logísticas. O preço do SAF é um dos principais entraves, pois o combustível sustentável é consideravelmente mais caro do que o querosene convencional, o que limita sua utilização em larga escala. Além disso, a estrutura das aeronaves mais antigas demanda a presença de enxofre, inviabilizando a utilização exclusiva do SAF nesses equipamentos.

A International Air Transport Association (IATA) estabeleceu metas ambiciosas para a redução das emissões de CO2 na aviação comercial até 2050, visando que os combustíveis sustentáveis representem 65% da demanda global de aviação até essa data. No entanto, a logística de produção, distribuição e abastecimento do SAF ainda é um desafio, exigindo investimentos e iniciativas para ampliar a capacidade e geografia da produção desse combustível eco-friendly.

Apesar dos obstáculos, as empresas do setor aéreo estão cada vez mais comprometidas com a sustentabilidade e a redução das emissões de gases de efeito estufa, buscando soluções inovadoras como o SAF para tornar a aviação mais ecoeficiente e responsável ambientalmente.

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