As metas de eletrificação na indústria automobilística estão sendo definidas em todo o mundo, com o objetivo de reduzir a emissão de carbono e combater as mudanças climáticas. Nos Estados Unidos, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) divulgará as novas metas para a produção de carros elétricos e a redução dos modelos a combustão.
O futuro dos carros elétricos nos EUA
A EPA estabeleceu um cronograma para os carros elétricos nos EUA, com a expectativa de que os veículos elétricos a bateria representem uma porcentagem crescente das vendas. Atualmente, a fatia de vendas de carros elétricos nos EUA é de apenas 8%, o que levanta preocupações entre as montadoras.
Ambientalistas aguardam ansiosamente as novas regras da EPA, esperando que não desacelerem a adoção de veículos elétricos. Por outro lado, a indústria automobilística teme uma desaceleração no processo de transição para os elétricos, com a meta de vendas programada para atingir 50% até 2030, em vez de 67%.
A Casa Branca está aberta a negociar em favor das montadoras, dando mais tempo para que elas possam reduzir as emissões dos veículos.
Argumentos das montadoras e dos ambientalistas
As montadoras alegam que precisam de um cronograma mais realista para aumentar as vendas de veículos elétricos, enquanto tentam reduzir os custos desses modelos. No entanto, se a EPA postergar as metas, as emissões de carbono não alcançarão os patamares esperados.
Por outro lado, os ambientalistas argumentam que retardar a transição beneficiaria as montadoras, permitindo que continuassem vendendo veículos poluentes. Além disso, alertam que a maioria dos veículos construídos e vendidos em 2032 ainda estará em circulação em 2050, agravando os impactos ambientais.
Situação dos carros elétricos em outros países
A decisão da EPA vale apenas para os Estados Unidos, com cada país definindo suas metas e compromissos individuais. Na União Europeia, o foco é facilitar a infraestrutura e aquisição de carros elétricos, visando reduzir as emissões em 55% até 2030 e alcançar a neutralidade climática em 2050.
No Brasil, as montadoras estão gradualmente introduzindo versões eletrificadas no mercado, como veículos elétricos e híbridos, com sucesso. A BYD será a primeira empresa a produzir modelos totalmente elétricos em território nacional.