Os carros flex mais econômicos
Em 2024, ao trocar de carro, é crucial considerar o consumo de combustível na cidade e na estrada. Para orientar os consumidores, o Inmetro disponibiliza uma lista atualizada com a média de consumo de diversos veículos disponíveis no mercado.
O ranking do PBEV sofreu uma atualização no final de março, revelando os dez carros com motorização flex mais econômicos do Brasil. Entre eles, é importante notar que os dois primeiros possuem motorização híbrida, o que os torna ainda mais eficientes em termos de consumo de combustível, especialmente na cidade, onde o motor elétrico é mais utilizado.
Modelo | Consumo etanol cidade | Consumo etanol estrada | Consumo gasolina cidade | Consumo gasolina estrada |
Toyota Corolla 1.8 híbrido flex CVT | 12,8 km/l | 11,1 km/l | 18,5 km/l15,7 km/l | |
Toyota Corolla Cross 1.8 híbrido flex CVT | 12,5 km/l | 10,1 km/l | 17,7 km/l | 14,6 km/l |
Renault Kwid 1.0 flex manual | 10,8 km/l | 11 km/l | 15,3 km/l | 15,7 km/l |
Chevrolet Onix Plus 1.0 flex manual | 9,3 km/l | 12 km/l | 13,5 km/l | 17,4 km/l |
Volkswagen Polo 1.0 turbo flex manual | 9,5 km/l | 11,3 km/l | 13,7 km/l | 16,1 km/l |
Chevrolet Onix 1.0 flex manual | 9,3 km/l | 11,4 km/l | 13,3 km/l | 16,5 km/l |
Fiat Cronos 1.0 flex manual | 9,8 km/l | 11 km/l | 13,4 km/l | 15,6 km/l |
Peugeot 208 1.0 flex manual | 9,6 km/l | 11,1 km/l | 13,3 km/l | 15,8 km/l |
Fiat Mobi 1.0 flex manual | 9,6 km/l | 10,4 km/l | 13,5 km/l | 15 km/l |
Hyundai HB20 1.0 flex manual | 9,6 km/l | 10,4 km/l | 13,5 km/l | 14,6 km/l |
Como o Inmetro avalia o consumo de combustível?
- A avaliação segue um padrão de testes controlados pelo Inmetro.
- Os resultados variam de nota A a E, sendo a última destinada aos veículos de maior consumo de combustível.
- Além da medição em km/l, o PBE também leva em consideração o consumo em MJ/km (megajoules por quilômetro).
- Essa medida indica a quantidade de energia consumida pelo veículo para percorrer um quilômetro.
- Quanto menor o valor, mais eficiente é o carro. Por exemplo, o Corolla 1.8 híbrido tem um consumo energético de apenas 1,21 MJ/km, enquanto o HB20 demanda 1,52 MJ/km para a mesma distância.