Rússia planeja entrar no mercado de consoles de videogames
O governo da Rússia está planejando ingressar no mercado de consoles de videogames. O próprio Kremlin divulgou informações indicando que o presidente Vladimir Putin solicitou a avaliação dos requisitos para a criação de um rival do PlayStation 5 e do Xbox Series S e X.
Console russo pode levar 10 anos para ser desenvolvido
Além do console, Putin solicitou ao gabinete do governo que analisasse a criação de um sistema operacional e de um sistema em nuvem para o desenvolvimento de jogos e programas para os usuários russos. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, explicou que o objetivo é impulsionar a indústria de jogos do país.
O prazo estabelecido para a execução dessa ordem é o dia 15 de junho de 2024. O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, foi escolhido como responsável pelo projeto, e a empresa de tecnologia VK seria encarregada da execução do plano, conforme informações da revista PC Magazine.
No entanto, alguns analistas afirmam que a Rússia não dispõe dos recursos necessários para produzir seus próprios consoles. Desenvolver todo o sistema do zero poderia levar até uma década. Uma alternativa seria que Moscou se concentrasse no desenvolvimento de um dispositivo portátil em parceria com a China.
Efeitos da guerra
- A ideia de produzir os próprios consoles de videogames não surgiu do acaso.
- A Rússia tem sido alvo de diversas sanções desde o início da guerra contra a Ucrânia, em 2022.
- Uma consequência disso foi a saída de várias empresas do território russo, incluindo as principais fabricantes de videogames como Sony e Nintendo, que interromperam as vendas no país.
- Os fornecedores russos ainda estão buscando maneiras de importar consoles de videogame estrangeiros.
- Nesse vácuo criado pelo conflito, Putin espera desenvolver uma indústria doméstica de consoles de videogames.
Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.