Anvisa proíbe novamente venda de álcool 70

Por Redação
2 Min

Proibição da venda de álcool 70% líquido

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu retomar a proibição da comercialização de álcool 70% líquido, popularmente conhecido como “álcool 70”, enquanto permite a venda do produto na forma de gel, chamado de “álcool em gel”. Essa medida tem o intuito de promover a segurança e evitar acidentes relacionados ao alto índice de inflamabilidade do álcool líquido.

Para quem tem pressa:

  • A Anvisa voltou a proibir a venda de álcool 70% líquido, ação que havia sido temporariamente suspensa durante a pandemia de Covid-19 para facilitar a desinfecção e prevenção ao coronavírus;
  • A comercialização do álcool 70% na forma de gel (álcool em gel) continua sendo permitida, seguindo as normas estabelecidas pela Anvisa;
  • Estabelecimentos comerciais têm até 30 de abril para esgotar os estoques remanescentes de álcool 70% líquido, após essa data a venda será completamente proibida;
  • A decisão da Anvisa considera os riscos de inflamabilidade do álcool 70% líquido e os registros de acidentes, sendo que a proibição da venda desse produto teve início em 2002.

A autorização para a venda do álcool 70% líquido foi concedida em 2020, durante a emergência sanitária da pandemia de Covid-19, visando a implementação de medidas preventivas para conter a propagação do vírus.

Disposição final dos estoques de álcool 70%

O prazo estabelecido para a última autorização de comercialização do álcool 70% líquido venceu em dezembro de 2023. Portanto, os estabelecimentos que ainda possuem esse produto em estoque têm até 30 de abril para realizar a venda dos mesmos, pois após essa data a proibição será efetiva.

A Anvisa ressalta, conforme informou o Conselho Federal de Farmácia, que o álcool líquido é altamente inflamável, sendo essa a principal razão para a proibição estabelecida em 2002, devido ao aumento de acidentes relacionados ao produto.

Compartilhe Isso