O Tesla Cybertruck está prestes a receber uma atualização de software que promete aumentar em até 20% a velocidade de carregamento. Essa novidade chega em um momento oportuno, já que a picape elétrica tem enfrentado críticas em relação à sua curva de recarga.
### Atualização corrige problema de recarga no Cybertruck
De acordo com o site [Electrek](https://electrek.co/2024/04/09/tesla-cybertruck-charge-speed-increase/), o Cybertruck consegue atingir rapidamente a taxa de carga máxima de 255 kW, mas essa velocidade diminui quando o veículo alcança 20% de carregamento. A 40%, a taxa cai para 150 kW, chegando a 100 kW com 60% da bateria carregada, e vai diminuindo até atingir entre 75 kW e 80 kW nos últimos 10% de carga. A atualização que promete melhorar o carregamento do Cybertruck será lançada no final do segundo trimestre.
Segundo a Tesla, essa nova atualização consegue solucionar o problema. Drew Baglino, chefe de engenharia de energia e trem de força da Tesla, destacou que a montadora ajustou a curva de carga do Cybertruck para manter taxas mais altas por um período prolongado, permitindo recuperar 250 km de autonomia em apenas 15 minutos. Atualmente, 205 km de alcance são recuperados em 15 minutos de carga.
É importante ressaltar que a Tesla tem o costume de lançar veículos com algumas funcionalidades incompletas, principalmente no âmbito do software. O Cybertruck, por exemplo, ainda não conta com recursos presentes em outros modelos, como o Full Self-Driving (FSD), o polêmico sistema de direção semiautônoma da empresa.
A Tesla também tem o hábito de desbloquear potência adicional em seus veículos por meio de atualizações. A empresa frequentemente limita a capacidade do trem de força elétrico dos novos veículos para poder liberar mais potência em futuras versões de software.
#### Hardware oculto para carregamento sem fio
Uma novidade que pode surgir no futuro é a possibilidade de carregar o Tesla Cybertruck sem fios. Membros do Cybertruck Owners Club encontraram no manual de serviço do veículo um conector na bateria que sugere a compatibilidade com carregadores sem fio. Isso indica que a Tesla, sob a liderança de Elon Musk, pode estar estudando a implementação dessa tecnologia em seus carros elétricos.