Número de assinantes e receita em alta
No primeiro trimestre de 2024, a Netflix surpreendeu o mercado ao anunciar um aumento de 9,33 milhões de assinantes pagos, superando em muito as estimativas de apenas 3,93 milhões feitas por analistas. Além disso, o lucro líquido da empresa foi de US$ 2,33 bilhões, também acima do esperado.
A plataforma agora conta com quase 270 milhões de usuários pagos globalmente e a conquista desses novos assinantes consolida o impressionante resultado do último trimestre de 2023, onde a Netflix obteve 13,1 milhões de assinantes a mais do que o esperado, um recorde para um quarto trimestre.
Para o segundo trimestre, a empresa prevê uma receita de US$ 9,49 bilhões e um lucro líquido de US$ 2,06 bilhões, reforçando a posição sólida da Netflix no mercado.
Leia Também
Programação de destaque impulsiona os resultados
A forte performance da Netflix neste trimestre pode ser atribuída também à programação diversificada que atraiu milhares de novos assinantes. Entre os grandes sucessos estão a adaptação live-action de Avatar: O Mestre do Ar, a série de ficção científica O Problema dos Três Corpos, Magnatas do Crime de Guy Ritchie, a nova temporada de Casamento às Cegas, a série limitada de suspense A Grande Ilusão, Griselda com Sofia Vergara, o filme Mea Culpa de Tyler Perry, Damsel (Donzela) estrelado por Millie Bobby Brown, entre outros.
Com uma programação variada e interessante, a Netflix espera um crescimento de receita entre 13% e 15% para todo o ano de 2024, um aumento significativo em relação aos 6,7% registrados em 2022. Além disso, a empresa está otimista com uma margem operacional de 25%, superando a previsão anterior de 24%.
Foco em resultados semanais e mensais
Assim como outras empresas do setor, a Netflix anunciou que a partir de 2025 não irá mais divulgar a quantidade de novos clientes que aderiram ao serviço, seguindo a tendência de focar em divulgar o crescimento das receitas e o tempo de utilização da plataforma.
Nos nossos primeiros dias, quando tínhamos pouca receita ou lucro, o crescimento do número de associados era um forte indicador do nosso potencial futuro. Mas agora estamos gerando lucro e fluxo de caixa livre muito substanciais.
Apesar dessa mudança, a empresa afirmou que continuará anunciando marcos importantes quando ultrapassar a marca de 300 milhões de usuários pagos, mantendo os investidores informados sobre seu desempenho no mercado de streaming.