Docente da UFSCar é homenageado com um dos principais reconhecimentos na área de materiais vítreos

Por Redação
3 Min

O professor Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (DEMa-UFSCar), foi homenageado pela American Ceramic Society (ACerS) com a Varshneya Frontiers of Glass Science Lecture, um dos prêmios mais importantes na área de ciência dos materiais vítreos.

Zanotto coordena na UFSCar o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

A Frontiers of Glass Science Lecture é concedida anualmente a um cientista que tenha feito contribuições excepcionais para o avanço da ciência dos materiais vítreos. A lista de palestrantes anteriores desde 2013 inclui nomes de destaque dos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha e Japão.

“Esse reconhecimento internacional representa um marco significativo para a ciência de materiais vítreos no Brasil. Ele consolida nosso trabalho de quase cinco décadas cristalizando o DEMa como um dos líderes mundiais nessa área. Juntando os pesquisadores da UFSCar e da USP de São Carlos, nós publicamos cerca de 1% de todos os artigos indexados sobre materiais vítreos no planeta. Saber que nossos esforços estão sendo notados e valorizados em escala global é extremamente gratificante”, diz Zanotto.

Em decorrência do prêmio, o professor ministrará a palestra “Desvendando a Nucleação de Cristais em Líquidos Super-resfriados e Vidros” na semana de 19 a 24 de maio, em Las Vegas, Estados Unidos.

“Nossa palestra será uma oportunidade para compartilhar nossas pesquisas recentes e avanços na compreensão dos materiais vítreos nas últimas décadas. Apresentaremos uma revisão crítica e abrangente sobre relaxação estrutural e cristalização de vidros, dois fenômenos que fazem parte da própria definição e são a base para o entendimento do estado vítreo da matéria”, adianta o coordenador do CeRTEV.

Zanotto destaca ainda que essa homenagem é fruto também do trabalho de vários alunos e pesquisadores, além do apoio da FAPESP: “Gostaria de expressar minha profunda gratidão aos meus inúmeros alunos e colaboradores, cujo empenho e dedicação têm sido fundamentais para o sucesso de nossas pesquisas. Também não posso deixar de mencionar nossos financiadores, em especial a FAPESP, que nos apoia há mais de quatro décadas”.

Compartilhe Isso